Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

Adesão: A ligação de duas superfícies de material que, quando unidas, são difíceis de separar. A adesão pode surgir de uma variedade de fenômenos. No contexto dos adesivos, são comuns a adesão física e a adesão dispersiva. A adesão mecânica, considerada por muito tempo o único tipo de adesão, ocorre em superfícies porosas como a madeira e os não tecidos usados em produtos de higiene descartáveis. No último caso, o adesivo hot melt penetra nos poros e se solidifica, aderindo ao não tecido. A adesão dispersiva é uma atração real que ocorre em superfícies lisas, como o metal ou os filmes de polietileno usados em certos artigos de higiene descartáveis. No caso da união ultrassônica, os dois substratos são parcialmente fundidos em seu ponto de contato, tornando-se uma única peça. 

Adesivos para fixação de absorventes: também denominados adesivos para colagem de absorventes ou adesivos para fixação ao vestuário, este tipo de adesivo é usado para manter o posicionamento correto de determinados produtos de higiene feminina e de incontinência em adultos na roupa íntima do usuário. Os adesivos para fixação de absorventes devem se ligar a uma ampla gama de materiais, incluindo várias tramas, tratamentos de superfície e alongamentos. O adesivo deve fornecer uma união suficiente para proporcionar ao consumidor a confiança de que o absorvente permanecerá no lugar. A união não deve fazer com que o absorvente rasgue ou deixe resíduos quando o artigo for removido. 

Amortecimento: capacidade de absorver e dissipar energia. As propriedades de amortecimento dos elastômeros fazem com que eles sejam pouco apropriados para a união ultrassônica. Em vez disso, são usados adesivos hot melt.

Base biológica: material criado a partir de recursos biológicos renováveis, como algodão ou bambu. Materiais de base biológica às vezes são considerados “mais ecológicos”, embora alguns exijam processamento que possa torná-los menos ecológicos. O uso de substratos de base biológica pode afetar a escolha da união. Determinadas fibras de base biológica, quando presentes em uma porcentagem maior, reduzem a termoplasticidade. Isso interfere na fusão necessária para uma união ultrassônica eficaz. A baixa termoplasticidade não prejudicaria o uso de adesivos. 

Borrachas termofixas: um elastômero que é fixado (endurecido) pelo uso de calor elevado. As borrachas termofixas geralmente não são apropriadas para ligação ultrassônica. Em vez disso, são usados adesivos hot melt.   

Descolar: separar dois substratos que foram ligados com êxito. Com adesivos hot melt, o descolamento é relativamente simples: basta aquecer até a temperatura na qual o adesivo foi aplicado. Não é possível descolar materiais ligados com união ultrassônica; a ligação ultrassônica é considerada permanente. 

Elastômeros: o termo é a junção abreviada de “polímeros elásticos” e descreve qualquer polímero com propriedades viscoelásticas. Com frequência, os elastômeros são termofixos (exigindo vulcanização), embora alguns sejam mais termoplásticos do que outros. Os elastômeros geralmente são pouco apropriados para união ultrassônica. Em vez disso, são usados adesivos hot melt. 

Fixação: a necessidade de um absorvente de higiene descartável não se deslocar durante o uso. Isso é obtido através do uso de adesivos para fixação de absorventes. Os fabricantes de absorventes geralmente usam o teste de descolamento para medir a fixação. 

Ponto de fusão: a temperatura na qual um sólido se transforma em líquido. Nem todos os materiais têm pontos de fusão. Alguns, incluindo muitos materiais de base biológica, queimam. Outros, como adesivos hot melt, amolecem e se liquefazem lentamente em uma faixa mais ampla de temperaturas. (Ver Ponto de Amolecimento.) Ao usar a união ultrassônica, os substratos a serem ligados devem ter pontos de fusão semelhantes. 

Precisão da aplicação: a capacidade de inserir adesivos ou, de outra forma, aderir substratos com precisão onde desejado. 

Solda por aplicação única (“imersão”): usa solda ponteadeira para criar ligação por pontos, cortar materiais e criar furos. A união de aplicação única é um dos usos da união ultrassônica. 

Substrato: Uma maneira convencional de descrever um material ao qual o adesivo será aplicado. As propriedades do substrato, incluindo a energia de superfície e a permeabilidade, podem afetar muito a mol habilidade do adesivo. Isso, por sua vez, influencia na qualidade da adesão. A resistência e a maciez de um substrato também são considerações importantes para o desenvolvimento do produto. É importante compreender as propriedades de um substrato antes de recomendar ou selecionar um adesivo. Se a união ultrassônica for usada, os substratos devem ser suficientemente termoplásticos e ter pontos de fusão semelhantes.  

Termoplasticidade: descreve até que ponto uma substância derrete ou amolece a temperaturas mais elevadas, em contrapartida à queima, por exemplo. Os adesivos hot melt têm um alto grau de termoplasticidade. Substratos com baixa termoplasticidade não derretem e, portanto, não são apropriados para união ultrassônica. 

Termoplástico: descreve materiais que podem reter suas propriedades através de repetidos ciclos de aquecimento e resfriamento. Os exemplos incluem água que derrete e recongela, e polímeros plásticos que amolecem e derretem, e irão se solidificar novamente após o resfriamento. Adesivos hot melt são termoplásticos e apresentam estado sólido em temperatura ambiente. O grau de termoplasticidade de um substrato afeta a escolha da ligação. 

Troca de Adesivo no Tanque: Convertendo uma linha de produção de uma configuração para outra. Essa conversão pode variar desde a alteração de um componente, como um substrato ou adesivo, até a fabricação de um produto totalmente diferente. A troca do adesivo requer um procedimento específico que a Bostik oferece aos nossos clientes. A troca do adesivo geralmente não requer reconfiguração da linha de montagem. Em contrapartida, alterar o tipo de ligação (de adesivo para USB, por exemplo) pode exigir a mudança da linha para acomodar um novo equipamento ou orientação específica dos materiais para o equipamento. 

União térmica: também conhecida como união por calor ou união por fusão. A união térmica envolve a aplicação de calor diretamente a dois ou mais materiais para ligá-los. Em aplicações de higiene descartável, ela pode ser obtida usando uma roda semelhante a uma engrenagem estreita que é mantida a uma temperatura alta constante.

União ultrassônica (Ultrasonic bonding, USB): também conhecida como solda ultrassônica. A USB é um processo que usa ondas sonoras de alta frequência (ultrassônicas) para fundir dois ou mais substratos. A energia ultrassônica cria fusão parcial localizada onde os substratos são pressionados em conjunto. Depois que as ondas sonoras cortam, os materiais esfriam rapidamente, criando uma ligação. Por isso, os substratos a serem ligados devem ser termoplásticos e ter pontos de fusão semelhantes. A USB liga os materiais de forma permanente. Os dois métodos de USB são solda por aplicação única (“imersão”) e solda por tambor giratório.  

União ultrassônica giratória: também denominada soldagem de tambor giratório. A união ultrassônica giratória usa um tambor giratório para ligação contínua da trama. 

 

Quer saber mais sobre soluções de união no setor de higiene descartável? 

Saiba mais sobre nossos Adesivos de Higiene Descartáveise

Os adesivos permitem flexibilidade e inovação em higiene descartável

Saber mais
Adhesives-Enable-Flexibility-and-Innovation-in-Disposable-Hygiene-Final.png
Adhesives-Enable-Flexibility-and-Innovation-in-Disposable-Hygiene-Final.png

Adesivos: a escolha certa para substratos mais macios e mais sustentáveis

Saber mais
Adhesives-The-Right-Choice-for-Softer-More-Sustainable-Substrates-WB.png
Adhesives-The-Right-Choice-for-Softer-More-Sustainable-Substrates-WB.png

Aprimorando adesivos continuamente para ajudar você a atingir suas metas

Saber mais
Continually-Enhancing-Adhesives-to-Help-You-Meet-Your-Goals-WB.png
Continually-Enhancing-Adhesives-to-Help-You-Meet-Your-Goals-WB.png

Os adesivos oferecem flexibilidade de substratos para mudanças de design estratégicas e orientadas ao consumidor

Saber mais
Adhesives-Offer-Substrate-Flexibility-for-Strategic-&-Consumer-Driven-Design-Changes-WB.png
Adhesives-Offer-Substrate-Flexibility-for-Strategic-&-Consumer-Driven-Design-Changes-WB.png

Adesivos: a única solução de união para várias aplicações de higiene descartável

Saber mais
Adhesives-The-Only-Bonding-Solution-for-Several-Disposable-Hygiene-Applications_WB-Final (1).png
Adhesives-The-Only-Bonding-Solution-for-Several-Disposable-Hygiene-Applications_WB-Final (1).png