Marcas e países

Perguntas Frequentes

Q. Necessito fazer uma selagem sobre uma superfície em pedra natural? Que produto devo utilizar?

A. Muitos produtos contêm óleos ou plastificantes na sua composição que penetram facilmente sobre superfícies porosas, como por exemplo a pedra natural. A aplicação destes produtos pode contaminar a superfície, provocando manchas escura nas zonas adjacentes à aplicação do produto. Esta contaminação é irreversível e não pode ser removida. Nestes casos, recomendamos a aplicação do Bostik S955 SEAL’N’FLEX NON-STAINING, Bostik S960 SILICONE NON-STAINING ou Bostik H750 SEAL’N’BOND PREMIUM para evitar o aparecimento de manchas na pedra natural e assegurar uma selagem adequada. Para mais informações, consulte por favor o nosso boletim técnico FS012 Suitability and pre-treatment of surfaces. 

Q. Necessito utilizar um primário antes de efetuar uma selagem?

A. Em muitas aplicações é recomendada a utilização de um primário adequado, principalmente sobre superfícies porosas/absorventes. Para mais informações consulte o nosso boletim técnico FS012 Suitability and pre-treatment of surfaces. 

Q. Quais as dimensões corretas de uma junta preenchida por um selante?

A. Deve sempre existir uma relação correta entre a profundidade e a largura da junta. Para uma largura de junta até 10 milímetro deve ser mantida uma relação largura: profundidade de 1:1, com um mínimo de 5 mm de largura e de profundidade. Para juntas superiores a 10 mm de largura, a profundidade deverá ser igual a 1/3 da largura + 6 mm.  

Profundidade = largura junta (mm) / 3 + 6mm (ex: largura junta 21mm/3+6mm = 13mm profundidade) 

A Bostik disponibiliza vários produtos, de diferentes tecnologias, com possibilidade de selar juntas até 40mm largura. Uma selagem duradoura depende dos movimentos dos elementos de construção e da correta utilização do fundo de junta adequado. Para mais informações, consulte o nosso boletim técnico FS008 Joint Dimensions. 

Q. O que são juntas de dilatação? 

A. São juntas sujeitas a movimentos de dilatação (expansão) e contração. Estas juntas permitem absorver os movimentos naturais dos edifícios ou elemento de construção. 

Q. O que são juntas de ligação/união? 

A. São juntas entre materiais de construção com caráter estético, vulgarmente utilizadas à volta dos tetos, escadarias, rodapés, molduras, etc. e que não estão sujeitas a movimentos. 

Q. O que são juntas de construção? 

A. São juntas com a finalidade de colar e absorver os movimentos existentes entre diferentes materiais de construção como por exemplo placas ou painéis, juntas de contentores, juntas em camiões e reboques, etc. Este tipo de juntas é igualmente comum no setor da construção (ex.: elementos pré-fabricados)  

Q. O que são juntas em sistemas envidraçados? 

A. São juntas de selagem entre vidro (simples ou duplo) e os diferentes tipos de materiais utilizados na respetiva caixilharia (madeira, alumínio, PVC, etc,). Os selantes habitualmente utilizados neste tipo de aplicações são silicones, selantes de poliuretano ou selantes híbridos. A seleção do tipo de selante deve ter em conta a resistência aos raios UV e a tolerância a uma eventual pintura posterior.  

Q. Quais os tipos de fundo de junta disponíveis para uma selagem correta e duradoura?  

A. Estão disponíveis dois tipos de fundo de junta: Cordão PE (polietileno) com uma estrutura celular fechada e cordão PU (poliuretano) com uma estrutura celular aberta.  

Q. Em que situações é recomendada a utilização do cordão de fundo de junta? 

A. Em geral, o cordão de fundo de junta é recomendado para um correto dimensionamento das juntas de ligação ou juntas de dilatação. O cordão PE (polietileno), com célula fechada, é recomendado para juntas sujeitas a elevadas cargas mecânicas (juntas horizontais em zonas pedonais, armazéns, etc.). O cordão PU (poliuretano), com célula aberta, é recomendado, por exemplo, para juntas de dilatação em fachadas.  

Q. O que é uma Parede-Cortina / Muro-Cortina? 

A. O sistema de fachada, parede ou muro-cortina, é um revestimento externo de um edifício no qual as paredes externas não são estruturais, constituindo assim uma divisória entre o exterior e o interior de um edifício. Uma vez que o muro-cortina não é estrutural, ele pode ser construído com materiais leves, como por exemplo vidro, ou painéis.

Q. Posso pintar um selante de silicone? 

A. Não! A tinta não adere sobre silicone. No caso de ser necessário pintar um selante após a sua aplicação, recomendamos a utilização do produto Bostik H775 GLASS’N’SEAL PREMIUM PAINTABLE, adequado para envidraçados e juntas de fachadas. Para mais informações consulte o nosso boletim FS006 Tolerance of sealants with paints. 

Q. Pintei o meu selante acrílico e a tinta fissurou no meio das juntas... 

A. Esta é uma reclamação que surge frequentemente. Esta situação acontece devido à contração natural dos selantes acrílicos durante o processo de cura. A água existente nas formulações acrílicas evapora-se, provocando uma retração do selante. Se a pintura do selante for feita demasiado cedo, antes do processo de cura estar concluído, a tinta acabará por não conseguir acompanhar o movimento causado pela retração do selante, acabando por fissurar. Quando analisamos ao pormenor, verificamos que as fissuras se manifestam apenas na tinta e não no selante acrílico. 

Q. Pintei um selante híbrido com tinta de base solvente e a tinta não seca.... 

A. Os selantes híbridos podem ser pintados mas quando a tinta utilizada é de base solvente, o processo de secagem da tinta será bastante mais lento. Bostik H775 GLASS’N’SEAL PREMIUM PAINTABLE é a única formulação de selantes híbridos que tanto pode ser pintada com tintas de base aquosa como de base sintética.  

Q. Existem selantes acrílicos que possam ser pintados imediatamente após a aplicação por forma a concluir a aplicação no mesmo dia sem interrupções?  

A. Sim. Temos disponível a referência Bostik A980 INSTANTLY PAINTABLE. Esta formulação especial é a única que admite pintura logo após a aplicação do selante.  

Q. Comprei recentemente uma habitação onde existem várias fissuras e cavidades nas paredes e tetos que precisam de reparação... 

A. Para esta aplicação recomendamos a utilização da nossa referência Bostik A930 EASY FILLER PRO. Trata-se de uma massa de enchimento e reparação ultraleve, sem qualquer retração durante o processo de cura e que pode ser pintada logo após a aplicação.  

Q. Quanto tempo devo esperar antes de pintar um selante acrílico? 

A. A generalidade dos selantes acrílicos não têm um tempo de cura fixo. A cura é influenciada por várias variáveis tais como a humidade do ar, temperatura ambiente, humidade das superfícies e dimensões da junta. Em condições climáticas normais, aconselhamos que a pintura do selante acrílico seja feita 24 horas após a aplicação.   

Q. Os selantes acrílicos Bostik são compatíveis com todos os tipos de tinta? 

A. É impossível testar todas as qualidades de tinta existentes nos nossos selantes acrílicos. Os selantes acrílicos Bostik que contêm o logotipo Bostik UCA na embalagem, foram previamente testados com os maiores fabricantes de tinta mundiais. Isto não dispensa que cada utilizador efetue os seus próprios ensaios, antes de iniciar a aplicação, por forma a assegurar a compatibilidade entre os diferentes materiais.

Q. Posso utilizar selantes acrílicos no exterior? 

A. Apesar dos selantes acrílicos serem de base aquosa, podem geralmente ser aplicados no exterior desde que no momento da aplicação, e durante as seis horas seguintes, as superfícies se encontrem totalmente secas. A ocorrência de chuva logo após a aplicação pode dissolver o selante acrílico. Em alternativa, a Bostik dispõe de uma formulação especial cuja referência é Bostik A750 EXTERIOR ACRYLIC e que é resistente à chuva logo após a aplicação.  

Q. Posso utilizar um selante acrílico na selagem de sistemas envidraçados? 

A. Infelizmente não! Os selantes acrílicos não têm a mesma capacidade de movimento dos selantes para aplicação em vidro (elásticos). Por esta razão, os selantes acrílicos não têm marcação CE para sistemas envidraçados (CE EN 15651-2) 

Q. Qual o nível de elasticidade ou flexibilidade de um selante acrílico? 

A. Um acrílico é um selante plasto-elástico com uma capacidade máxima de movimento até 12,5%. Isto significa que um selante acrílico de alta qualidade pode absorver movimentos constantes de junta até 12,5%. Se a junta registar movimentos superiores o selante acabará por ceder. A melhor alternativa será utilizar um selante híbrido que possui uma capacidade de movimento bem superior e também admite pintura.

Q. O que significa o conceito de Casa Passiva?  

A. O conceito de Casa Passiva refere-se a um sistema internacional de construção, desenvolvido pelo Dr. Wolfgang Feist e por Bo Adamson, assente no desempenho energético dos edifícios e no conforto proporcionado aos respetivos utilizadores, a um custo acessível.  Uma casa passiva pode gerar poupanças energéticas até 90% no que diz respeito aos custos despendidos com aquecimento e/ou refrigeração.  

Q. O que significa estanqueidade ao ar? 

A. Todos os elementos de construção estão sujeitos a regulamentação. O mesmo acontece no que diz respeito a elementos de construção utilizados em casas passivas e edifícios classificados como energeticamente neutros.  Para assegurar o conforto interior de um edifício (aquecimento/refrigeração), a primeira prioridade é assegurar que o ar interior não tem forma de escapar/sair para o exterior, caso contrário será necessário um enorme gasto de energia para manter a temperatura interior. Assim sendo, há que assegurar que todas as ligações entre os diferentes elementos de construção se encontram fechadas/seladas, tornando-as estanques, por forma a que a temperatura interior se mantenha inalterada o mais tempo possível. 

Q. Como é medida a estanqueidade ao ar de um edifício? 

A. A estanqueidade ao ar é medida através do mecanismo da “Porta Ventiladora” que consiste em colocar um ventilador na porta principal induzindo um diferencial de pressão de 50Pa entre o interior e o exterior do edifício. O fluxo de ar necessário para manter este diferencial é medido e registado, notando que quanto mais permeável for o edifício, maior será o fluxo de ar necessário para induzir um diferencial de pressão entre o interior e o exterior. 

Q. Como posso detetar as fugas de ar de um edifício? 

A. As fugas de ar podem ser detetadas através do mecanismo da “Porta Ventiladora”, termografia ou testes ultrassónicos. Um teste fumo pode ajudar na realização do teste da porta ventiladora. Na termografia, é possível visualizar a vermelho as áreas onde existem fugas e a azul as zonas estanques. No teste ultrassónico, existe um dispositivo que emite um som de alta frequência, cada vez que são detetadas fugas de ar nos diferentes elementos construtivos, como por exemplo nos aros de portas ou caixilharia.  

Q. A Bostik tem produtos específicos para assegurar a estanqueidade ao ar dos edifícios? 

A. Muitos dos produtos fabricados pela Bostik são altamente recomendados para assegurar a estanqueidade ao ar dos edifícios. Além das colas, selantes e espumas PU, a Bostik dispõe ainda de uma gama de fitas isoladoras e bandas de impermeabilização capazes de fornecer uma solução completa para cada projeto.  

Q. O que significa o valor sD? 

A. O valor sD, a resistência à difusão do vapor, designa a espessura da camada de ar equivalente à difusão (em metros).  

Q. Em relação ao valor sD é comum aparecer um valor μ associado. O que significa? 

A. O valor μ é o coeficiente da resistência à difusão do vapor de água que determina a permeabilidade de um material ao vapor de água. Quanto maior o µ, maior será a resistência. Para calcular o valor sD necessitamos do valor μ.  

Q. O que é o valor lambda (λ)? 

A. O valor lambda (λ) descreve a condutividade térmica de um material, expressa em W/mK. Quanto maior for o valor, melhor é conduzido o calor através da superfície e menor será a sua capacidade de isolamento.

Q. Apliquei a vossa espuma expansiva, mas o produto não se mantém na junta que pretendo preencher... 

A. Isto deve-se provavelmente à existência de circunstâncias desfavoráveis durante a aplicação. A ausência de humidade (baixa humidade do ar) conduz a uma cura ineficaz da espuma, impedindo-a de atingir corretamente o seu desempenho final. É sempre recomendável o humedecimento prévio das superfícies, pulverizando-as com água. Após a aplicação de Bostik PU FOAM, voltar a pulverizar o produto com água.  

Q. Não consigo extrair a espuma PU da embalagem.... 

A. Esta situação ocorre normalmente devido a condições impróprias de armazenagem das embalagens. As latas de espuma PU, quando armazenadas na horizontal, permitem a entrada de ar para interior da embalagem. O contacto do ar com os componentes do produto provoca a sua ativação imediata, bloqueando a válvula e impedindo a saída do produto da embalagem.  Armazene sempre as latas na posição vertical, com a válvula apontada para cima, em locais com uma temperatura compreendida entre +5°C e +25°C. Não tente forçar a válvula de saída recorrendo a pregos, chaves de fendas, etc. Dirija-se a um distribuidor e solicite a substituição da embalagem.  

Q. Utilizei uma espuma PU para pistola e, após uma pausa de uma hora, a pistola deixou de funcionar como antes... 

A. Normalmente isto não acontece enquanto a lata estiver atarraxada na pistola. Suspeitamos que a ponteira da pistola não foi limpa com PU CLEANER, após terminar a aplicação, e os resíduos de espuma secaram na ponteira da pistola, bloqueando a respetiva saída.  

Q. A espuma PU pode ser pintada? 

A. Sim, pode. Este procedimento é muito comum em tetos, onde se pintam as juntas de ligação preenchidas com espuma PU.  

Q. A espuma PU é resistente aos raios UV? 

A. Não, a espuma PU tem uma resistência limitada aos raios UV. Quando exposta aos raios UV por longos períodos de tempo, acaba por escurecer, tornando-se quebradiça. E Espuma PU é recomendada para aplicações não expostas, com por exemplo o preenchimento de aros de portas e caixilhos de janelas... 

Q. Na embalagem de espuma PU está mencionada a sigla B3. O que significa? 

A. A espuma PU tem 3 níveis de classificação no que diz respeito à reação ao fogo: 

B1- Dificilmente inflamável / Efeito retardante da ação do fogo  

B2- Normalmente inflamável 

B3- Inflamável 

Q. Não encontro a marcação CE nas embalagens de espuma PU tal como acontece nos selantes.... 

A. A espuma poliuretano não está sujeita, por enquanto, à marcação CE. Este é um assunto em discussão que ainda sem data de conclusão prevista. 

Q. Qual a diferença entre espuma PU manual e espuma PU pistola?  

A. Espuma PU manual significa que o produto é ativado manualmente, atarraxando a cânula plástica na válvula da embalagem, agitando-a vigorosamente, antes de iniciar a aplicação. A espuma PU pistola é aplicada com uma pistola própria, atarraxada diretamente na válvula da embalagem.  

Q. Posso reutilizar uma lata de espuma manual cujo conteúdo não foi totalmente usado? 

A. Esta é precisamente a limitação da espuma PU manual.  A versão manual não é reutilizável. Todo o conteúdo da embalagem deverá ser utilizado de uma só vez.  Na versão para pistola, desde que a pistola se mantenha atarraxada na embalagem, o conteúdo poderá ser usado em diferentes aplicações (ter em atenção que o bico de saída da pistola deve ser sempre limpo entre utilizações).  

Q. Durante a aplicação, caíram alguns vestígios de espuma no pavimento. Como os posso limpar? 

A. Os vestígios de espuma PU fresca podem ser facilmente limpos e removidos com Bostik PU Cleaner. Após a cura, a espuma só poderá ser removida mecanicamente.  

Q. Encontrei numa loja de um distribuidor uma espuma Bostik de base aquosa. Posso utilizar este produto para o mesmo tipo de aplicações da espuma PU tradicional? 

A. A Bostik tem de facto disponível uma espuma de base aquosa. No entanto, este produto não é de base poliuretano, mas sim de base acrílica. A espuma de base acrílica pode ser utilizada apenas em interiores (portas interiores, ligações em tetos interiores, acabamentos em paredes, etc.). Este produto pode ser alisado de imediato e admite pintura pela generalidade das tintas aquosas, tal como acontece nos selantes acrílicos. É importante ter em conta que não sendo um produto de base poliuretano não poderá ser comparado às espumas PU tradicionais. 

Preparação da Superfície 

Q. Quão limpa se deve encontrar a superfície antes da aplicação da cola para pavimentos? 

A base deve encontrar-se sem machas, óleo, gordura, sujidade ou qualquer outro tipo de contaminantes. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Posso aplicar argamassa autonivelante sobre carpetes, pavimentos vinílicos, pavimentos em madeira ou pavimentos cerâmicos já existentes? 

A Bostik recomenda a aplicação de autonivelante apenas sobre pavimento cerâmico previamente existente, desde que este se encontre limpo, bem agarrado à base original e isento de quaisquer contaminantes. Não é recomendada a aplicação de autonivelante sobre outro tipo de pavimentos previamente existentes.  Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Devo aplicar rede metálica no pavimento antes da colocação do autonivelante? 

Depende da superfície. A Bostik recomenda a sua aplicação no caso de pavimentos revestidos a contraplacado de camada única. As bases cimentícias em boas condições e quando devidamente executadas não necessitam de rede metálica. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Devo aplicar primário sobre a superfície antes do autonivelante? Em caso afirmativo, devo aplicar o primário puro ou diluído? 

Sim, o primário deve ser sempre aplicado para evitar problemas futuros. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Devo aplicar primário entre as diferentes camadas de autonivelante? 

Sim, deve ser aplicado primário as diferentes camadas de autonivelante. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Posso efetuar a mistura do produto a “olho”, de acordo com a minha experiência? 

Não, cada produto tem as suas próprias especificidades. Por favor, consulte a respetiva ficha técnica onde encontrará as proporções de água a adicionar a cada produto bem como as respetivas instruções de mistura.  Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Durante quanto tempo devo efetuar a mistura? A mistura requer algum tempo de espera antes de aplicar? 

Misture o material até obter uma mistura homogénea, sem grumos. Não necessita de tempo de espera, após concluída a mistura. Por favor, consulte a respetiva ficha técnica do produto para obter as instruções de mistura. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Posso adicionar mais água se a argamassa me parecer demasiado espessa ou se necessitar de aumentar a fluidez do produto? 

Não! Cada produto tem as proporções de mistura bem definidas por forma a assegurar o seu desempenho. Por favor, consulte a respetiva ficha técnica onde encontrará as proporções de água a adicionar em cada produto bem como as respetivas instruções de mistura.  Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Posso misturar vários sacos de uma só vez? 

Sim, sem problema. Por favor, consulte a ficha técnica do produto para obter as recomendações e métodos de mistura aprovados para cada produto Bostik. 

Q. Posso misturar apenas parte do conteúdo de um saco? 

Não! É crucial que seja utilizada a quantidade correta de água por forma a obter o correto desempenho de cada produto. Misturas parciais podem implicar proporções erradas na mistura.  

Q. Necessito de um produto adequado para selar e colar praticamente tudo... 

A. A Bostik disponibiliza uma vasta gama de selantes multiúsos. Recomendamos a utilização do selante híbrido Bostik H750 SEAL’N’BOND PREMIUM. Este produto é um cola e veda multiúsos sem risco de manchar as superfícies.  

Q. Posso aplicar um selante genérico sobre pedra natural? Esta aplicação não é mencionada no cartucho... 

A. A aplicação de um selante genérico sobre pedra natural pode causar manchas e descoloração.  Este fenómeno é causado pela migração dos plastificantes para a pedra natural, provocando uma descoloração nas zonas de contacto entre o selante e a pedra, conferindo-lhe um aspeto oleoso nas zonas de contacto. A Bostik disponibiliza formulações especiais, adequadas a este tipo de aplicação.  

Q. Um selante genérico/multiúsos é adequado para todo o tipo de superfícies? 

A. Os selantes multiúsos podem geralmente ser aplicados sobre a maior parte dos materiais exceto PE, PP, PC, PMMA, PTFE, plásticos flexíveis, neopreno e superfícies betuminosas. De qualquer forma, é sempre recomendável a consulta prévia da respetiva ficha técnica.  

Q. Os selantes genéricos/multiúsos, quando utilizados como adesivos, possuem poder de agarre inicial? 

A. O poder de agarre inicial é uma característica especial de alguns produtos, especialmente desenvolvidos para colagem e fixação de elementos pesados em paredes e tetos, sem necessidade de suporte adicional ou fixação mecânica. Os produtos Bostik com poder de agarre inicial têm essa característica mencionada na embalagem ou ficha técnica. Para todos os produtos sem essa característica é aconselhável a utilização de suporte durante pelo menos uma hora. A cura destes produtos é de aproximadamente 2/3mm por cada 24h.  

Q. Comprei um produto Bostik que é extremamente difícil de extrair do cartucho...  

A. Isto pode ser causado pelo facto de a cânula de aplicação não ter sido previamente cortada no diâmetro adequado. Recomendamos que a abertura da cânula tenha um diâmetro mínimo de 6mm por forma a facilitar a aplicação. 

Q. Utilizei o Bostik H550 para colar um rodapé numa parede e para efetuar a selagem no respetivo topo. Posso pintar por cima do selante?  

A. Sim, pode. O nosso selante híbrido H550 Bostik H550 admite pintura com tintas de base aquosa ou tintas bicomponentes. As tintas de base solvente podem ter um tempo de secagem longo. São sempre recomendáveis ensaios prévios de aderência e compatibilidade. 

Q. Que tipo de tintas posso utilizar sobre os selantes multiúsos Bostik? 

A. Todos os selantes multiúsos Bostik podem ser pintados com tintas de base aquosa, tintas bicomponentes, tintas habitualmente utilizadas em paredes e vernizes. Devido à diversidade de formulações distintas que existem no mercado, são sempre recomendados ensaios prévios de aderência e compatibilidade.  

Q. Qual o selante genérico Bostik que posso utilizar em coberturas betuminosas? 

A. Nenhum. A Bostik disponibiliza soluções específicas para este tipo de aplicações. Para mais informações consulte o nosso departamento técnico.  

Q. Posso efetuar a fixação de caleiras com um selante multiúsos? 

A. Em princípio sim. No entanto, a Bostik disponibiliza soluções especiais para esse tipo de aplicações, na secção COBERTURAS.

Q. Efetuei uma selagem numa janela em material plástico e apareceram umas microfissuras no vidro... 

A. Esta situação refere-se provavelmente a um tipo de vidro em material plástico sintético (PMMA-PLEXIGLASS ou POLICARBONATO). Se for o caso, estamos perante um fenómeno designado por “stress cracking”.  Este fenómeno surge vulgarmente sobre superfícies plásticas com muito baixa tensão de superfície. Sobre este tipo de superfícies plásticas deve ser utilizado um silicone neutro 100%, isento de plastificantes minerais. O produto Bostik recomendado para esta aplicação tem a referência  S780 GLASS’N’SEAL PREMIUM. 

Q. Efetuei uma selagem sobre Acrílico/Plexiglass e após várias semanas surgiram algumas fissuras... 

A. O vidro em PMMA-PLEXIGLASS ou POLICARBONATO possui um elevado coeficiente de expansão. Isto significa que uma larga superfície deste tipo de material provoca um movimento demasiado elevado que não consegue ser acomodado/absorvido pelo selante, originando o aparecimento de fissuras. 

Q. Posso utilizar os selantes Bostik para envidraçados no vidro simples e no vidro duplo? 

A. A Bostik dispõe de uma vasta gama de selantes para envidraçados adequados a cada tipo de aplicação: vidro simples, vidro de edifícios históricos/monumentos e também vidro duplo.  

Q. Os vossos selantes híbridos para envidraçados ficam agarrados às ferramentas... 

A. Os nossos selantes híbridos são fáceis de aplicar e alisar. No entanto, devem ser utilizados em conjunto com o nosso produto para alisar juntas para obter um melhor acabamento e evitar que o produto fique agarrado às ferramentas utilizadas na aplicação.  

Q. Necessito efetuar uma selagem de vidros num edifício histórico. A Bostik tem algum selante adequado?  

A. Sim! Os selantes Bostik recomendados são o silicone Bostik S950 GLASS 'N' SEAL PUTTY PREMIUM (não admite pintura posterior) ou o híbrido Bostik H950 GLASS 'N' SEAL PUTTY PREMIUM (admite pintura). 

Q. Posso utilizar um selante comum para envidraçados na selagem de uma claraboia?  

A. Numa claraboia, teremos provavelmente vidro em PMMA-PLEXIGLASS ou POLICARBONATO. Neste caso, o selante recomendado é o silicone Bostik S780 GLASS’N’SEAL PREMIUM. 

Q. Qual o dimensionamento de junta adequado numa janela? 

A. As caixilharias standard são fornecidas com uma junta entre o vidro de aproximadamente 4x4mm. Em alguns sistemas de placas de vidro com maiores dimensões, as juntas podem ser superiores. É sempre recomendada a aplicação prévia de uma fita de polietileno que funcionará como fundo de junta. A fita deverá ser colocada na profundidade adequada, entre 4 a 6mm. É sempre recomendável um aconselhamento prévio com o fabricante do vidro/caixiharia por forma a assegurar a manutenção da garantia.  

Q. Posso utilizar um selante para envidraçados na selagem de juntas de ligação? 

A. Sim, claro. Os selantes para envidraçados possuem uma elevada elasticidade e uma excelente resistência aos raios UV. Tenha em atenção que os selantes à base de silicone não podem ser pintados enquanto os selantes híbridos ou à base de poliuretnao admitem pintura.  

Q. É possível renovar parcialmente uma junta de uma caixilharia ou tenho de remover completamente o selante previamente aplicado e voltar a iniciar o processo de selagem? 

A. Sim, é possível efetuar uma renovação parcial de uma junta. Para isso, deve remover os elementos soltos/danificados antes da aplicação do novo selante. Recomendamos sempre a renovação completa do selante uma vez que o selante antigo, ainda que parcialmente intacto, poderá revelar irregularidades a curto prazo. A renovação completa exige maior esforço mas garante um melhor resultado final.  

Q. Tenho uma junta de um sistema envidraçado que precisa ser parcialmente renovada mas não sei que tipo de selante foi utilizado. Posso utilizar qualquer selante na sua renovação? 

A. Se não está seguro de qual o tipo de selante utilizado, recomendamos vivamente a remoção do selante existente e a realização de uma nova selagem. Desta forma evitam-se eventuais problemas futuros provocados pela falta de compatibilidade entre diferentes materiais.

Q.  O que é o poder de agarre inicial (tack)? 

A. Um produto com alto poder de agarre inicial permite fixar um objeto pesado numa parede, teto, etc., sem necessidade de suporte adicional. O poder de agarre inicial não implica necessariamente uma maior resistência final (após a cura). Pode dar-se o caso de um produto sem poder de agarre inicial, obter a mesma resistência final de um produto com alto poder de agarre inicial. O poder de agarre inicial pode ser a solução ideal para colagens ou fixação de objetos onde não é possível ou desejada a utilização de qualquer suporte, imediatamente após a colagem/fixação. 

Q. As colas híbridas contêm solventes? 

A. Nenhuma das nossas colas híbridas ou acrílicas contêm solventes. 

Q. A Bostik tem colas resistentes à água/humidade? 

A. A Bostik disponibiliza um portefólio de colas capaz de responder à generalidade das necessidades do mercado. A resistência à água/humidade é uma delas. A Bostik tem disponível uma cola de poliuretano com elevada resistência à humidade (D4), isenta de solventes e recomendada para inúmeras aplicações.  

Q. Quais as tecnologias utilizadas pela Bostik no fabrico de colas?  

A As nossas colas podem ser híbridas, de base solvente, de base aquosa ou de base Poliuretano. 

Q. Uma cola tem aplicação universal/multiúsos? 

A Não. A sua utilização depende da natureza das superfícies, tipo de aplicação e resultado final pretendido.  

Q. Quando é recomendada a utilização de uma cola de base aquosa? 

A Normalmente em aplicações em interiores e quando seja necessária uma pintura posterior. Estas colas são isentas de solventes.  

Q. Quando é recomendada a utilização de uma cola híbrida?  

A Em aplicações exteriores, onde seja necessária uma elasticidade duradoura. Estas colas possuem boa aderência à generalidade dos materiais sendo por isso bastante versáteis. Estes tipos de adesivos são vulgarmente utilizados como produtos “2 em 1” (colagem e vedação/selagem).  

Q. Quando é recomendada a utilização de uma cola de base solvente?  

A Em aplicações com necessidade de secagem/cura rápida e onde não seja exigida elasticidade. Normalmente este tipo de colas possuem uma excelente relação qualidade/preço.  

Q. Quando é recomendada a aplicação de uma cola de base poliuretano?  

A. Algumas colas de base poliuretano têm certificação D4 e possuem uma ligeira expansão após aplicação. Estas colas são recomendadas para aplicações genéricas em exteriores e interiores. Está disponível uma versão em cor transparente.  

Colas para pavimentos em madeira 

Q. Necessito de remover completamente a cola antiga existente no pavimento antes de aplicar um novo adesivo? 

Sim, a superfície onde vai ser colado o pavimento deve estar totalmente isenta de contaminantes e com o tratamento prévio adequado antes de iniciar a aplicação da nova cola. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Existem diferentes tamanhos de embalagens de cola? 

Sim, a cola para pavimentos de madeira está disponível em diferentes formatos.  

Q. Que quantidade de cola necessito? Qual o rendimento por m²? 

O rendimento varia em função do tipo de pavimento e do sistema de aplicação. Consultar a ficha técnica do produto para obter a informação relevante. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Quais as diferenças entre as diferentes colas para pavimentos de madeira da Bostik? 

Existem várias diferenças no que diz respeito à capacidade de resistência à humidade, capacidade de insonorização, fluidez de aplicação, conteúdo de COV’s, facilidade de limpeza e base química do produto (tecnologia). Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Posso instalar um novo pavimento de madeira sobre uma superfície com resíduos de colas anteriores? 

Não, a superfície de assentamento deve estar totalmente isenta de possíveis contaminantes. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Este tipo de adesivos possui uma boa aderência sobre barreiras anti-humidade, selantes, etc., previamente aplicados sobre a base de assentamento? 

Os tipos de superfícies aprovados encontram-se mencionados na respetiva ficha técnica. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Que talocha devo usar na aplicação da cola? 

A talocha recomendada varia em função da aplicação e do tipo de madeira a colar. Consultar a respetiva ficha técnica para obter a infomração relevante. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.

Q. Qual a percentagem máxima de humidade da estrutura de apoio em madeira?  

A. A madeira deve estar seca e bem preservada, com um teor máximo de humidade de 18%. O teor de humidade da madeira pode ser medido por equipamentos específicos disponíveis no mercado.  

Q. Qual a distância máxima entre os elementos da estrutura de apoio?  

A. As distâncias entre os perfis que servem de estrutura de apoio variam de acordo com o fabricante dos painéis e podem ser consultadas na nossa ficha técnica ou boletim técnico. 

Q. Em que circunstâncias posso proceder à colagem de painéis? 

A. A colagem de painéis deve ser feita com uma temperatura compreendida entre +5°C e +30°C. É igualmente importante verificar o nível de humidade relativa.  Está disponível uma tabela de ponto de orvalho que deve ser previamente consultada. Não deve ocorrer chuva/precipitação durante o processo de colagem.  

Q. É necessário algum tratamento prévio da estrutura de apoio ou dos painéis? 

A. Sim, o sistema é constituído por 4 etapas; 

- Tratamento prévio da estrutura de apoio, em madeira ou alumínio (primário de cor preta) 

- Tratamento prévio da face de colagem dos painéis (primário transparente) 

- Colocação da fita adesiva de dupla face para garantir a fixação até o adesivo estar curado e também para garantir uma espessura mínima de 3 mm, essencial para uma boa ventilação. 

- Aplicação da cola BOSTIK H975 PANELTACK HM  

Q. Posso aplicar o primário antes? 

A. Em princípio, obtém-se uma melhor aderência se a colagem real dos painéis ocorrer dentro do prazo estabelecido. No entanto, se o primário for aplicado previamente, deve ter-se o cuidado de o manter limpo e seco até a colagem efetiva dos painéis.  

Q. Posso aplicar uma camada adicional de primário sobre um painel onde foi previamente aplicado o respetivo primário?  

A. Não, isso não pode ser feito. Existe uma elevada possibilidade de descolagem no caso de aplicarmos uma segunda camada de primário sobre um painel previamente tratado com primário.  

Q. Posso colar painéis sobre uma estrutura de apoio horizontal? 

A. Não é permitida a colagem de painéis sobre uma estrutura de apoio horizontal. Deve existir sempre uma cavidade de ar contínua na parte traseira dos painéis, com pelo menos 20mm, e aberturas de ventilação ininterruptas, na parte inferior e superior do sistema dos painéis, de pelo menos 50cm2/m1 ou 100cm2/ m1, dependendo do tipo de painel. Além disso, o sistema Bostik de colagem de painéis tem 3 mm de espessura e, no caso de estruturas de apoio horizontais, a água acabaria por se depositar, podendo danificar as propriedades do adesivo.  

Q. Que intervalo de tempo devo ter em consideração ao colar um painel? 

A. O tempo aberto do adesivo BOSTIK H975 PANELTACK HM é de 10 minutos.  

Q. É necessário algum tipo de fixação mecânica dos painéis após a colagem? 

A. A fita adesiva de dupla face garante a fixação do painel até o adesivo atingir a sua resistência final, não sendo por isso necessária fixação mecânica.  

Q. É possível a colagem de painéis em tetos? 

A. Os painéis podem ser colados em fachadas e tetos. Tenha sempre em atenção que a estrutura de apoio é montada perpendicularmente à fachada e que a distância de centro a centro da estrutura é sempre x 0,70 em relação à distância de centro a centro na fachada.

Q. O que é a proteção passiva contra incêndios? 

A. A Proteção Passiva contra Incêndios é incorporada na estrutura dos edifícios para fornecer estabilidade e nas paredes e pavimentos para separar o edifício em áreas de risco devidamente compartimentadas. Essas áreas são projetadas para restringir a propagação do fogo, permitindo a evacuação segura dos seus ocupantes, e oferecer proteção adicional aos bombeiros. Essa proteção é fornecida pelos materiais utilizados na construção ou é adicionada ao edifício para aumentar a sua resistência ao fogo.  

Q. Qual a diferença entre proteção ativa e proteção passiva contra incêndios? 

A. A proteção ativa diz respeito aos equipamentos e medidas acionadas para combater o fogo.  A proteção passiva contra incêndios refere-se aos materiais e soluções capazes de aumentar a resistência contra a propagação da chama, fumo e gases tóxicos, garantindo assim a proteção das pessoas e do seu património.    

Q. Qual a diferença entre reação ao fogo e resistência ao fogo? 

A. A reação ao fogo avalia materiais específicos que contribuem para o fogo. A resistência ao fogo avalia a capacidade de resistência da penetração do fogo através de um sistema ou produtos e ainda a capacidade de evitar o aumento de temperatura entre os lados expostos e não expostos numa situação efetiva de incêndio. A reação ao fogo é testada de acordo com EN 13501-1 e a resistência ao fogo é testada de acordo com EN 13501-2. A gama Bostik Fire Protect concentra-se na resistência ao fogo.  

Q. Os produtos Bostik estão certificados para aplicações corta-fogo? 

A. Os produtos da gama Bostik Fire Protect Range foram testados de acordo com as normas europeias EN 1366-3 e EN 1366-4 e classificados em conformidade com a norma EN 13501-2. 

Q. Os produtos da gama Bostik Fire Protect foram testados de acordo com a norma EN 13501-1? 

A. Sim, a maioria dos produtos testados obtiveram a classe de classificação B (pouco combustíveis e muito baixa contribuição para o fogo). 

Q. Quais as soluções Bostik no que diz respeito à proteção contra o fogo? 

A. A Bostik dispões de soluções para juntas lineares e preenchimento de cavidades em zonas de penetração. A gama de produtos Bostik para proteção contra o fogo inclui diferentes tipos de produtos tais como selantes acrílicos corta-fogo, silicone e híbridos corta-fogo, espuma PU corta-fogo e produtos com propriedades intumescentes como pinturas, colares, mangas... 

Q. A que se refere a selagem corta-fogo de zonas de penetração? 

A. Refere-se a produtos de proteção passiva contra o fogo destinados a manter a resistência ao fogo de determinados elementos de construção ou secções (paredes ou pavimentos) onde existem zonas de travessia de tubagens, cabos, etc.  

Q. Como funcionam os produtos intumescentes? 

A. Os produtos intumescentes são concebidos para expandir e preencher cavidades, impedindo a propagação da chama, fumo e gases tóxicos entre diferentes compartimentos de um edifício.  Este tipo de proteção não extingue o incêndio, mas retarda a sua propagação.  

Q. Posso utilizar espuma corta-fogo na selagem das cavidades de travessia de tubagem? 

A. Não. Na selagem de zonas de travessia de tubagens e cabos devem ser utilizados produtos intumescentes certificados para este tipo de aplicação. A espuma PU corta-fogo é normalmente utilizada para preenchimento de cavidades ocas/vazias. A Bostik recomenda a utilização de colares ou mangas intumescentes para assegurar a integridade das paredes e pavimentos durante um possível incêndio.  

Q. Os produtos corta-fogo Bostik têm propriedades acústicas? 

A. Sim, a maioria dos produtos foi testada no que diz respeito à sua capacidade de insonorização de acordo com a norma ISO 10140-2:2010.

Q. Utilizei um silicone sanitário numa junta e aparecerem manchas de bolor. Como é isto possível? 

A. Nos selantes sanitários são utilizados agentes fungicidas para uma proteção duradoura contra o aparecimento de fungos e bolor. No entanto, se a ventilação dos espaços for insuficiente ou se os resíduos de sabão ou gel de banho se mantiverem por longos períodos sobre a junta, os agentes fungicidas serão afetados. Por outro lado, a utilização de produtos de limpeza com alto teor de cloro destrói rapidamente os agentes fungicidas. Assim que a proteção fungicida é afetada, os fungos começam a proliferar na junta a partir de um nível de humidade do ar de 65%. Se a humidade for superior, o aparecimento de fungos será ainda mais rápido. Para mais informações consulte o nosso boletim técnico FS014 Fungi resistance of sealants. 

Q.  Utilizei um silicone premium na selagem da minha banheira e o silicone rachou... 

A. Provavelmente a selagem foi feita com a banheira vazia. A Bostik recomenda que se encha previamente a banheira antes de proceder à respetiva selagem. Com a banheira cheia de água, é normal que ocorra alguma deformação entre a banheira e a parede, causando um enorme stress sobre a junta de silicone, que pode provocar a rutura do selante. Para evitar esta situação, deve encher-se a banheira de água, selar a junta com um silicone adequado, deixar curar e só depois esvaziar a banheira.  

Q. Apliquei um silicone na minha casa de banho e as juntas descoloraram/amareleceram... 

A. Suspeitamos que poderá ter utilizado um silicone neutro numa casa de banho interior sem janelas. Se foi esse o caso, a descoloração pode ocorrer devido à ausência de luz natural. Geralmente este fenómeno surge gradualmente ao longo dos anos e não é habitualmente visto como um problema ou reclamação. Para evitar esta situação futuramente, aconselhamos a utilização de um silicone acético (com odor ácido) para evitar o amarelecimento das juntas, já que este tipo de silicone não é afetado pela ausência de luz natural. 

Q. Que tipo de ferramentas ou produtos adicionais são recomendados pela Bostik para o acabamento perfeito de uma junta?  

A. A Bostik recomenda a utilização de um agente alisador e uma espátula adequada, em madeira ou plástico. O agente alisador Bostik garante que o silicone não fica agarrado à espátula, às áreas adjacentes ou aos dedos, assegurando ao mesmo tempo uma excelente compatibilidade com o selante aplicado.  É importante assegurar que o selante aplicado preenche a totalidade da junta para evitar qualquer contacto entre o agente alisador e a superície. Caso isso aconteça, a aderência do selante poderá ser comprometida.  

Q. Necessito utilizar fita adesiva nos lados da junta antes da aplicação do silicone? 

A. Os aplicadores mais experientes, conseguem aplicar o silicone numa junta sem necessidade de utilizar fita adesiva. No caso de utilizadores menos experientes, é recomendada a utilização da fita nas faces laterais da junta, para evitar o contacto do silicone com as áreas adjacentes. Nesse caso, recomendamos a aplicação da fita em cada uma das faces laterais da junta, preenchendo-a em seguida com o silicone adequado. Alisar com uma espátula e remover a fita adesiva. Alisar novamente a junta, de forma cuidadosa, para obter um acabamento perfeito.   

Q. No ponto de venda existe uma enorme variedade de selantes sanitários. Qual o produto que devo escolher? 

A. Depende do tipo de aplicação e resultado final pretendido. Necessita de selar um ralo de chuveiro ou uma caixilharia de janela na sua casa de banho? A junta precisa de ser posteriormente pintada? Infelizmente não temos uma resposta genérica aplicável a qualquer uma das situações pretendida. Consulte a nossa página em www.Bostik.com ou inscreva-se num dos programas de treino da Bostik Academy para obter as respostas que necessita e aprender a selecionar o produto adequado.   

Q. Qual a diferença entre um silicone neutro e um silicone acético?  

A. Um silicone acético é facilmente reconhecível devido ao odor forte e ácido que é libertado logo após a aplicação enquanto os silicones neutros têm um odor reduzido, praticamente impercetível.     

O silicone acético não descolora em locais com ausência de luz natural, tem uma aderência limitada a alguns tipos de superfícies e pode ser corrosivo devido ao seu caráter ácido.  

O silicone neutro tem boa aderência à generalidade das superfícies e não é corrosivo. No entanto, pode descolorar quando aplicado em zonas com ausência de luz natural (falta de exposição aos raios UV).  

Q. Adquiri um selante híbrido com marcação CE e classificação sanitária mas continuo com problemas no ralo do meu chuveiro. Como posso resolver?  

A. Os selantes híbridos podem ser certificados com a mais alta classificação sanitária (EN 15651-3: S XS1) mas isso não significa que sejam indicados para uma exposição permanente à água. A marcação CE refere-se apenas à proliferação de fungos na junta. O silicone antifungos/fungicida é a solução mais adequada para este tipo de aplicação.  

Q. O que significa a EN15651-3:S XS1 mencionada nos cartuchos dos selantes? 

A. A EN15651-3:S XS1 diz respeito à marcação CE que atesta que um determinado produto é adequado para aplicações em instalações sanitárias, de acordo com os testes efetuados por organismos independentes, em conformidade com as normas europeias em vigor. A marcação CE é obrigatória para todos os selantes comercializados na união Europeia, desde Julho de 2014. As colas, por agora, estão excluídas da marcação CE. A EN15651-3:S XS1 é a classificação sanitária mais elevada atualmente existente. 

Pavimentos resilientes / flexíveis 

Q. Posso utilizar uma cola de pavimentos de madeira para colar um pavimento em vinil? 

Não. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. A cola para pavimentos vinílicos funciona igualmente como barreira anti-humidade? 

Não. A Bostik disponibiliza produtos específicos para serem utilizados como barreiras anti-humidade. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Posso colar vinil sobre um pavimento vinílico já existente? 

Sim. No máximo, podem ser coladas duas camadas consecutivas de vinil desde que a primeira camada esteja em boas condições, limpa, desengordurada, bem colada à base original e isenta de quaisquer contaminantes que possam comprometer a aderência da segunda camada de vinil. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Este tipo de instalação faz-se com a cola ainda fresca ou é necessário um tempo de espera? 

È necessário um tempo de espera. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Qual a percentagem de Humidade Relativa (H.R) tolerada por estas colas?  

Depende do tipo de cola em questão. Com algumas exceções, admitimos uma percentagem de H.R. até 99%. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Que tipo de preparação prévia da base de assentamento é necessária antes da aplicação da cola? 

Devem seguir-se as normas em vigor. As superfícies devem estar sólidas, limpas e desengorduradas, isentas de vestígios de colas, pinturas óleos, agentes de cura ou desmoldantes, selantes ou quaisquer outros contaminantes. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Que espátula devo utilizar na aplicação da cola? 

Consultar a ficha técnica para obter a informação relativa à espátula de aplicação adequada e respetivo rendimento. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. What is the working time of the adhesive?  

O método seco ao tato é o mais comum para um adesivo PSA (pressure sensitive adhesive). Assim que a cola se apresente seca ao toque, o tempo de trabalho mede-se pelo tempo que o instalador tem para colocar o pavimento sobre a cola, antes que ela se torne menos eficaz na colagem e aderência. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Produtos para cerâmica 

Q. Qual o tempo de cura necessário para o cimento cola antes de proceder ao tratamento das juntas?  

O tempo varia de acordo com o tipo de elementos cerâmicos, o local onde é feita a aplicação, o tipo de superfície e o tipo de cimento cola utilizado. Por favor consulte a ficha técnica do produto para obter a informação relevante. 

Q. Que quantidade de água é necessária? Como faço para misturar parte do conteúdo de um saco? 

Por favor, consulte as instruções de mistura descritas na embalagem e na ficha técnica. Em áreas onde seja necessária uma quantidade inferior a um saco, deve-se previamente pesar o pó e medir a quantidade de água com base nas instruções mencionadas na ficha técnica. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. Como selecionar o melhor cimento cola para a minha aplicação? 

O cimento cola adequado é selecionado em função do tipo de cerâmica, local da aplicação e superfície de assentamento. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Deco utilizar uma qualidade modificada ou não modificada? 

Depende do tipo de superfície de assentamento e tipo de cerâmica utilizado. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. O cimento cola tem boa aderência a vários tipos de superfícies? 

Consulte a ficha técnica para obter a informação relativa ao tipo de superfícies aprovado. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Qual a dimensão da talocha que devo utilizar na aplicação? 

O tamanho da talocha depende das dimensões dos elementos cerâmicos e do local onde vão ser aplicados. Consulte a ficha técnica do produto para obter a informação relevante.  

 

Grout 

Q. Como remover a névoa de argamassa? 

Por favor, consulte a nossa linha de produtos específica para o efeito. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos. 

Q. É necessário efetuar uma selagem do grout utilizado nas juntas? O que devo utilizar?  

A generalidade dos selantes funcionam sobre os grouts de base cimentícia.  Sobre os grouts de base poliuretano devem ser utilizados selantes de base aquosa. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Q. Porque existe uma variação de cor no grout utilizado para selar as juntas de elementos cerâmicos?    

A variação da tonalidade deve-se ao excesso de água adicionada na mistura. Outro motivo pode ser o excesso de água utilizada para limpar os elementos cerâmicos após o preenchimento das juntas, enquanto o grout ainda não está totalmente seco. Para mais informações, contacte o nosso departamento técnico local para obter recomendações sobre os nossos produtos.  

Saiba mais sobre a Bostik Academy 

Top