Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

Top

Em todo o mundo, os consumidores de hoje estão se tornando mais conscientes e preocupados com seu impacto como cidadãos globais e a importância da vida sustentável. Seus desejos de minimizar os danos ao planeta, melhorar o tratamento ético e alcançar o bem-estar econômico tem um impacto significativo na forma como as empresas operam. Embora as conversas e ações sobre sustentabilidade estejam se tornando mais predominantes, isso não é novidade. 

 

Evolução da visão de sustentabilidade 

Em 1987, a Organização das Nações Unidas publicou Nosso Futuro Comum. Muitas vezes chamado de Relatório Brundtland, ele prevê a sustentabilidade como:
“Atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.” 

Nos mais de 30 anos desde então, governos e empresas em todo o mundo trabalharam juntos para expandir essa ideia. Hoje, a Organização das Nações Unidas (ONU) identificou 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a ONU:
“As Metas de Desenvolvimento Sustentável são um modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos. Elas abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça.” 

A Bostik conta com as extensas informações da nossa empresa controladora, Arkema, sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Temos uma contribuição estratégica ou direta para várias dessas metas, pois elas se conectam ao nosso negócio de adesivos de higiene descartáveis:  

  • Boa saúde e bem-estar 
  • Igualdade de gênero 
  • Água limpa e saneamento 
  • Consumo e produção responsáveis 
  • Ação climática 
  • Vida sob a água 

Na verdade, a sustentabilidade é uma consideração principal em cada inovação e cada decisão que tomamos. Também consideramos cuidadosamente como nossas escolhas afetam suas metas como fabricante de produtos de higiene descartáveis e as de seus consumidores. 

 

A interseção entre meio ambiente, economia e sociedade 

Observar a interação dos esforços da sua empresa de higiene e o impacto ambiental, econômico e social geral é importante para determinar o que é e o que não é realmente uma melhoria sustentável. 

Por exemplo: fazer mudanças operacionais que reduzem a pegada de carbono de um produto de higiene descartável, enquanto também melhoram as condições de trabalho dos funcionários, pode oferecer valor positivo. Agora imagine que as mudanças resultam em custos de produção mais altos que aumentam significativamente o preço de venda tanto que os consumidores não podem comprar o produto. Isso teria um impacto econômico negativo, e as mudanças não poderiam mais ser consideradas sustentáveis.  

 

Agir por meio da responsabilidade social corporativa (CSR) 

A CSR é uma estratégia que empresas como a Bostik e a Arkema usam para se tornarem mais sustentáveis. A meta da Arkema e a da Bostik é maximizar o valor positivo para todos, minimizando os impactos negativos. Isso inclui promover o trabalho em equipe e parcerias com nossas muitas partes interessadas internas e externas, sem nunca perder de vista as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nós também apoiamos o Pacto Global da ONU e cumprimos a iniciativa Responsible Care.  

Na Bostik e na Arkema, estamos agindo por meio de três compromissos essenciais para a CSR: 

  • Soluções sustentáveis: nós agimos e inovamos para nossos clientes e usuários finais 
  • Fabricação responsável: agimos pela saúde e segurança das pessoas e pelo meio ambiente 
  • Diálogo aberto: agimos juntos e contribuímos para o progresso social 

Responsável pela higiene: naturalmente da Bostik 

Em um setor dedicado a produtos de uso único, estamos trabalhando para atender às necessidades do consumidor, ao mesmo tempo em que adotamos e melhoramos a sustentabilidade na higiene descartável. No entanto, o conhecimento e a compreensão dos produtores de artigos sobre CSR estão em diferentes estágios em todo o mundo. Alguns têm estratégias claras e bem pensadas que estão comunicando. Outros precisam de apoio. 

É por isso que criamos nosso novo programa “Responsável pela Higiene” de webinars, podcasts, conteúdo de site e lançamentos de produtos. Por meio deles, visamos ajudar os produtores em todos os níveis a continuar a expandir seu conhecimento de sustentabilidade e CSR e tomar decisões apoiadas por uma abordagem holística ao tópico. 

 

A colaboração é fundamental para o sucesso da sustentabilidade na higiene descartável

Para alcançar maior sustentabilidade em nossas operações e nas suas, a colaboração é essencial, assim como compartilhar uma linguagem comum. Trabalhando juntos, podemos criar soluções para ajudar a gerar um impacto positivo para um mundo mais sustentável.