Adesivos e resinas de copoliamida termofusíveis
O que são adesivos e resinas de poliamida termofusíveis?
As poliamidas termofusíveis são produtos de reações entre ácidos difuncionais (diácidos), como ácidos graxos dimerizados (dímero) e aminas difuncionais (diaminas).
Elas fazem parte do nosso portfólio de adesivos especiais termofusíveis e estão disponíveis na forma de grânulas e bastões. Termoplásticas por natureza, são sólidas na temperatura ambiente, mas derretem quando expostas ao calor e secam rapidamente, de modo a fornecer uma fixação com alta resistência ao calor e boa resistência química. Além disso, sua formulação inclui 60% a 80% de componentes de base biológica, o que melhora os níveis gerais de sustentabilidade do seu produto.
Ao considerar uma tecnologia termofusível, as poliamidas termofusíveis podem ser adequadas para você se estiver procurando o seguinte:
- Formulação de base biológica para promover a sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono.
- A mais ampla gama de aplicações em comparação com outros termofusíveis, graças à sua boa adesão a vários substratos (incluindo couro, papel, não tecido, muitos plásticos e outros).
- Tempo em aberto e tempo de secagem curtos para melhorar a produtividade.
- Baixa viscosidade de aplicação/ampla gama de pontos de fusão disponíveis para otimizar as operações e atender com precisão às expectativas dos nossos clientes.
- Boa resistência química e à graxa em comparação com outros produtos químicos adesivos para melhorar o desempenho em ambientes agressivos.
- Desempenho de bom a excelente em temperaturas elevadas para aumentar a durabilidade do uso final para aplicações expostas a ambientes quentes (ou seja, perto de motores automotivos).
- Excelente resistência ao plastificante para aumentar o desempenho geral do produto.
Linhas de produtos em destaque de poliamida termofusível da Bostik
Termofusíveis de copoliamida THERMELT®
A Bostik oferece uma linha de adesivos termofusíveis de copoliamida (CoPA) chamada Thermelts. Essas soluções amorfas são compostas por até 80% de derivados de ácidos graxos de óleos vegetais. Elas têm cor âmbar claro e oferecem flexibilidade mecânica para maior resistência contra tensões mecânicas. Os produtos Bostik Thermelt® da Bostik têm resistência a produtos químicos, graxa e altas temperaturas.
Possuem viscosidade baixa a média (0,5 a 80 Pa.s a 210 °C) e pontos de amolecimento de 80 °C a 210 °C para atender às especificações de nossos clientes.
Aplicações:
- Filtros automotivos
- Eletrônicos (moldagem de baixa pressão)
- Marcenaria
- Diversas outras soluções de montagem
Integração vertical de termofusíveis de copoliamida da FIXATTI: Grânulos e pós
Desde a integração vertical da Fixatti, a Bostik também fabrica grânulos e pós de copoliamida de alto desempenho e termoligação que oferecem viscosidade média a alta (com viscosidade média de 30 a 1.000 Pa.s T° a 190 °C) e pontos de amolecimento de 85 °C a 150 °C para atender às especificações de nossos clientes. As poliamidas termofusíveis da Fixatti também têm propriedades semicristalinas.
Aplicações:
- Calçados e couro
- Materiais de construção
- Têxtil automotivo
- Entreforro
- Revestimento técnico
- Diversas outras soluções de montagem
Copoliamida: PLATAMID® da ARKEMA
As copoliamidas Platamid® são adesivos termoplásticos termofusíveis (HMA) sem plastificantes que oferecem fixação durável, versátil e sem solventes. Elas têm pontos de fusão de 85 °C a 150 °C, baixa densidade para peso leve e viscosidades de 40 a 4.000 Pa.s a 150 °C. Estão disponíveis como grânulos ou pós de fluxo livre. Seu curto tempo de secagem permite altas taxas de produção.
Aplicações:
- Materiais de construção
- Eletrônicos
- Forros automotivos
- Entreforro têxtil
- Têxteis técnicos
Aplicações de copoliamida termofusível
Filtros automotivos
As poliamidas termofusíveis são ideais para filtros automotivos (filtros de ar, filtros de óleo, filtros de combustível) graças à sua grande resistência mecânica para superar tensões durante o uso, boa resistência ao calor, tempo em aberto curto para melhorar a produtividade e baixo embaçamento para reduzir as emissões de COV. Para esta aplicação, você pode usar uma extrusora ou um tanque de fusão.
Moldagem de baixa pressão
Resinas de copoliamida para moldagem de baixa pressão protegem um componente contra a poeira e a umidade para melhorar o desempenho do uso final. As poliamidas termofusíveis são particularmente adequadas para esta aplicação graças às suas boas propriedades mecânicas para aumentar a durabilidade (evitar quebra). Esta tecnologia é adequada para os componentes eletrônicos mais sensíveis e para o processo de LPM. As propriedades termoplásticas dos HMPA permitem que sejam derretidos novamente e facilitam a reciclagem. A Bostik também fornece adesivos de HMPA com recursos resistentes ao fogo — Inflamabilidade V0 (UL94) — frequentemente necessários para aplicações eletrônicas.
Entreforro
Os HMPA são particularmente adequados para uso em entreforros graças à sua excelente adesão a uma variedade de tecidos e resistência à lavagem: 40 °C a 95 °C, excelente lavagem a seco, resistência ao vapor durante a passagem e remoção de manchas, bem como sem saturação/permeação.
Calçados
As aplicações em calçados incluem a moldagem. Esta operação consiste em formar todo o cabedal, ou parte dele, fixando-o na palmilha. As resinas de poliamida são usadas em operações laterais e duradouras do assento devido às suas maiores flexibilidades e melhores propriedades de fixação. A operação de dobramento e fixação de bordas consiste em afinar (ou desbastar) a borda superior da gáspea e, em seguida, dobrá-la sobre si mesma após injetar o adesivo dentro da dobra. Para ambos os casos, os termoelementos devem ser de secagem rápida, flexíveis e ter baixa viscosidade para permitir que o substrato seja bem impregnado. A poliamida termofusível também pode ser usada na impressão palmilha de biqueira. Esta operação consiste em formar a parte dos dedos do pé do cabedal para moldar os sapatos usando resinas de poliamida.
As poliamidas termofusíveis são adequadas para calçados graças à sua boa adesão ao couro espesso e PVC, baixa viscosidade, mas não muito fluidas, para que não haja queda, tempo de secagem rápido para melhorar a produtividade e ponto de amolecimento adequado de 110 °C a 180 °C.
Montagem (móveis — pisos)
Na montagem, as poliamidas termofusíveis podem ser usadas para laminação de tecido decorativo em espuma/madeira , bem como na indústria de carpetes (usada como revestimento antiderrapante ou de apoio). As poliamidas termofusíveis são adequadas para móveis e pisos graças à sua excelente ligação a metal, PVC, papelão de fibra, boa fixação ao vinil, espumas de uretano, resistência a plastificantes e opções retardadoras de chamas.
Marcenaria
A Bostik fornece HMPA com uma ampla gama de viscosidade para atender aos requisitos de sua aplicação de marcenaria. As poliamidas podem preencher nós e aderir à madeira. A dureza das poliamidas termofusíveis permite que elas resistam a uma etapa de lixamento. A baixa viscosidade dos HMPA os torna adequados para revestimento de fibras.
Perguntas frequentes sobre adesivos de poliamida termofusíveis
Quais são as coisas a considerar ao escolher um adesivo de poliamida termofusível?
As coisas a considerar ao escolher um adesivo de poliamida termofusível são as seguintes:
- Desempenho de temperatura exigido: ao escolher uma poliamida termofusível, os requisitos de temperatura da aplicação são uma preocupação principal. A Bostik fabrica poliamidas termofusíveis com um desempenho de alta temperatura superior a 150 °C.
- Requisitos do processo: os parâmetros do processo podem orientar a seleção do produto certo. As poliamidas termofusíveis da Bostik têm a seguinte faixa de tempos em aberto (5 a 60 segundos). Um tempo de abertura curto melhora a velocidade do processo de fixação, enquanto um tempo em aberto mais longo permite o reposicionamento dos elementos a serem ligados, se necessário.
- Compatibilidade do substrato: a compatibilidade com o substrato é fundamental para uma fixação eficaz e durável. As poliamidas termofusíveis da Bostik são adequadas para uma variedade de substratos, incluindo madeira, couro, tecido, papel, plásticos e metal aquecido.
Por que os adesivos termofusíveis de poliamida e outros adesivos especiais termofusíveis são sustentáveis?
A formulação, o consumo de energia e a reciclabilidade do adesivo o tornam ecologicamente correto.
- Formulação melhorada sem solvente e parcialmente biobaseada em até 80% (dímero de ácido graxo, ácido sebácico).
- Reduza o consumo de energia com tempo de secagem imediato para aumentar a taxa de produção e economizar energia sem etapa de secagem.
- Aumente a reciclabilidade graças à sua natureza termoplástica (propriedades de fusão permitem a remoção e reciclagem de diferentes materiais) e capacidades de reciclagem de monomateriais.