Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

O uso de fibras naturais, como algodão e bambu, é uma tendência de mercado importante e crescente em higiene descartável. Muitos consumidores consideram muito atraente a compra e o uso de produtos que contêm materiais naturais como esses. Seja para produtos de cuidados com bebês, higiene feminina ou incontinência em adultos, o algodão é especialmente popular entre consumidores e fabricantes porque contribui para a maciez. O algodão também possui excelentes capacidades de absorção que, juntamente com sua maciez, ajuda a manter a saúde da pele de bebês e usuários adultos. 

Mas há um dado importante a ser considerado: nem todos os métodos de união serão compatíveis com o uso de substratos contendo algodão ou bambu. Por exemplo, aqueles que exigem substratos fundíveis (ou parcialmente fundíveis) queimarão essas fibras naturais em vez de ligá-las.  

Derivado do amido de milho, o PLA (ácido polilático) é outro substrato de base biológica que apresenta problemas com métodos alternativos de união. No caso do PLA, a dificuldade se deve à diferença entre seu ponto de fusão e o de outros substratos comuns, como PE (polietileno) e PP (polipropileno). Mais uma vez, se sua meta de fabricação é usar substratos totalmente naturais, é necessário um método de união apropriado. Para muitos, a escolha é óbvia: adesivos hot melt.  

Outro método para aumentar a maciez em produtos de higiene descartáveis é o uso de substratos mais volumosos. Esses substratos também são ligados de forma mais adequada com adesivos do que com outros métodos, o que podem apresentar desafios operacionais e de união devido ao seu volume.  

Um elemento inestimável da fabricação de produtos de higiene descartáveis há décadas, os adesivos hot melt funcionam bem com algodão, bambu e outras fibras naturais. Os adesivos não exigem que o substrato derreta parcialmente. Em vez disso, os próprios adesivos se derretem nas fibras do substrato, criando uma união física ao esfriarem. Na verdade, fibras naturais como o algodão se ligam de forma bastante adequada com adesivos hot melt graças à sua textura. Os adesivos também funcionam com materiais mais volumosos usados para aumentar a maciez. Por fim, se a escolha for reciclar ou compostar os substratos, pode-se descolar os adesivos. 

É simples: se você planeja usar substratos mais macios e sustentáveis, incluindo algodão, bambu e muito mais, os adesivos são claramente a escolha certa.  

Pergunte aos especialistas em adesivos hot melt 

Para obter mais informações sobre adesivos hot melt e seu uso em higiene descartável, converse com nossos especialistas. Com equipes em todo o mundo, podemos compartilhar as últimas tendências, incluindo aquelas que envolvem maciez e sustentabilidade, e soluções especializadas para suas necessidades de fabricação.  

Converse com um especialista em adesivos da Bostik hoje mesmo.