Fazer Mais Com Menos: Função Do Adesivo No Núcleo
À medida que as tendências de mercado relacionadas a artigos de higiene descartáveis se voltam para produtos que tenham menos polpa e um núcleo mais fino, os usuários também estão querendo mais do produto do que apenas desempenho. Como é possível criar produtos que ofereçam proteção confiável contra vazamentos, mantenham a pele seca, etc., quando os materiais são removidos do núcleo? A resposta está nos adesivos usados
Em núcleos mais finos, os adesivos assumem propriedades adicionais que contribuem com mais valor do que originalmente imaginado. Gostamos de chamá-los de adesivos inteligentes. Dentro do sistema de núcleo, os adesivos inteligentes:
- Ajudam a evitar o deslocamento do núcleo quando aplicados na folha superior e na folha inferior
- Fixam a camada de distribuição de aquisição (ADL - acquisition distribution layer) na folha superior e no núcleo
- Estabilizam a matriz de polpa/SAP quando não é utilizado um envoltório de núcleo, e são essenciais para estabilização do SAP quando não usada a polpa
- Vedam o envoltório do núcleo e os materiais adjacentes colados para evitar deslocamento
Mas os adesivos não são criados da mesma forma. E os adesivos não funcionam com todos os núcleos. Conhecer as opções disponíveis pode ajudar na criação de um núcleo mais inteligente e mais fino que atenda e exceda as expectativas de desempenho. Entre os pontos serem considerados, temos:
Revestimento
Um revestimento de não tecido oferece uma absorção mais rápida, mas não reduz o risco de vazamento por fissuramento (quebra) do núcleo. Enquanto um revestimento de tissue tem uma absorção mais lenta, os usuários ativos ficam mais secos com menos retorno de fluídos e mais resistência aos impactos.
Aplicação
A aplicação de adesivo diretamente na parte superior do núcleo pode prejudicar seudesempenho geral. A aplicação de adesivo de núcleo na parte inferior aumenta a quantidade de impacto que a fralda pode suportar e acelera a absorção para propiciar um melhor desempenho.
Sem nenhuma correlação negativa com a captura ou o retorno de fluidos e com impacto positivo sobre a integridade, uma aplicação mais larga desfaz a noção de que uma quantidade maior de adesivo é uma coisa ruim, como comprovado pelos resultados da comparação das aplicações de adesivos de 2” e 3”. Embora a redução da largura do padrão de aplicação possa diminuir o uso do adesivo e, portanto, o custo, ela também reduz a integridade do núcleo e o desempenho geral.
Um método de pulverização (spray) proporciona menos área de contato e pode significar menos gotas e menos resiliência, o que afeta negativamente o desempenho do núcleo. Um método multi-slot oferece mais cobertura e uma camada adesiva mais fina do que a pulverização, permitindo que um núcleo suporte um número bem maior de impactos.
Quantidade Aplicada (Add-on)
O impacto da mudança de 2 gramas por metro quadrado (GSM - grams per square meter) para 4 gsm varia de acordo com o método de aplicação. Não há diferença entre 2 gsm e 4 gsm quando é utilizado o método de pulverização (spray). Quando é usado o método multi-slot, o aumento da quantidade de 2 gsm para 4 gsm fortalece a integridade do núcleo e melhora o desempenho.
Embora todo material em um produto de higiene descartável tenha um papel importante, o adesivo usado para unir os componentes é fundamental para garantir a integridade e o desempenho do núcleo.
Quero saber mais sobre o papel do adesivo no sistema de núcleo.