Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

Baixe uma versão em PDF para impressão aqui.

 

Núcleo absorvente: a camada mais interna de um artigo de higiene descartável que normalmente consiste na matriz do núcleo, em uma mistura de polpa e em polímero superabsorvente (superabsorbent polymer, SAP) para absorver líquido após ​soltá-lo e armazená-lo enquanto o artigo estiver sendo usado.

Camada de distribuição de absorção (Acquisition distribution layer, ADL): localizada abaixo da folha superior, a ADL ajuda a direcionar rapidamente o líquido para a matriz do núcleo após liberá-lo, e distribuir o líquido por toda a área do núcleo para maximizar sua utilização. Pode também agir como armazenamento intermediário de líquido antes que ele seja absorvido pela matriz do núcleo, além de agir como uma barreira para evitar o retorno de fluidos.

Add-on: a quantidade de adesivo por unidade de superfície (normalmente) aplicada a um substrato. O add-on normalmente deve ser ajustado para proporcionar um meio-termo entre o nível certo de desempenho do adesivo e condições de processamento excelentes.

Adesivo: material sintético usado para reunir múltiplas camadas ou substratos. No caso específico de um sistema de núcleo, ele é usado nas diferentes camadas para promover integridade de núcleo unindo os componentes. O adesivo ajuda a prevenir fissuração e deslocamento do núcleo, suporta absorção, fornece estrutura, agrega a folha superior e a camada de distribuição de absorção, e estabiliza a polpa e o polímero superabsorvente (superabsorbent polymer, SAP). O adesivo também pode ser aplicado à folha inferior para ajudar a prevenir deslocamento do núcleo e vazamento durante o uso. Em núcleos com uma proporção de polpa de 50% ou mais, um adesivo de construção padrão provavelmente atenderá à necessidade. Em núcleos SAP com proporção superior (60% ou mais), os fabricantes com frequência podem se beneficiar de um adesivo desenvolvido especificamente para a aplicação do núcleo. O adesivo também pode ser usado fora do sistema do núcleo, em aplicações de fixação elástica, por exemplo.

Backsheet: uma película de barreira, impermeável a líquidos, posicionada na parte externa de um artigo absorvente. Pode ser respirável ou não respirável, normalmente feita de polietileno, com frequência laminada com um nãotecido para proporcionar maciez extra.

Teste de integridade de núcleo condicionado: método de teste desenvolvido pela Bostik para avaliar fissurações (quebra) do núcleo a fim de medir a integridade de núcleo. A Bostik inclui um componente pré-condicionado em nosso teste manual e automatizado para avaliar ainda mais a integridade do núcleo quando o artigo de higiene descartável está molhado ou seco.

Nosso processo:

  1. Definir um alvo em um artigo seco.
  2. Pré-condicionar o artigo por meio da suspensão antes de simular os movimentos de um usuário enquanto o artigo ainda está seco.
  3. Molhar o artigo no alvo definido com solução salina.
  4. Esperar que a solução salina seja absorvida pelo núcleo.
  5. Repetir a simulação de suspensão e movimento até aparecer uma fissura no núcleo. O resultado é fornecido no formato do número de movimentos antes da fissuração (quebra).

Assista ao teste de integridade de núcleo condicionado da Bostik aqui: https://vimeo.com/233684064

Fissuração (quebra) do núcleo: uma “fissuração” é uma separação no núcleo devido à gravidade, ao movimento e/ou ao peso da polpa molhada e do SAP. Quantidades adicionais não serão bem absorvidos. O líquido escorrerá pela fissuração e provavelmente vazará para fora do artigo de higiene descartável.

Integridade de núcleo: a capacidade da matriz do núcleo de se manter em um artigo, evitando, assim, a fissuração do núcleo que provoca vazamento. Muitos fatores contribuem para a boa integridade de núcleo, entre eles, o processo de formação do núcleo, a presença e a natureza de um revestimentorevestimento  do núcleo, as propriedades da polpa e a proporção do núcleo, a presença de adesivo e seu processo de aplicação e desempenho, e a quantidade de líquido anulada.

Matriz do núcleo: é a rede tridimensional (3D) de fibras que compõe a camada fibrosa e contínua do núcleo. As fibras podem ser polpa de celulose ou de nãotecido sintético. Partículas de SAP são adicionadas à matriz para melhor absorção e armazenamento dos fluidos. A matriz garante a boa gestão dos fluidos e a integridade de núcleo, bem como a boa dispersão e fixação das partículas de SAP. A matriz também fornece uma almofada compressível para que os usuários do produto não sintam o pó do SAP quando a pressão for exercida no núcleo.

Proporção do núcleo: normalmente, o percentual de polpa em relação ao SAP em uma matriz do núcleo. À medida que núcleos mais finos se tornam tendência e se espalham pelo mercado global, mudanças na proporção do núcleo de polpa para SAP geram desafios de produção, desempenho e função de adesivo:

  • 50% de polpa para 50% de SAP

Atualmente, uma estrutura de núcleo comum contém uma proporção de 50% de polpa para 50% de SAP. Com essa proporção, as fibras de celulose são entrelaçadas para criar uma almofada bastante integrada, mantendo o SAP no lugar e fornecendo um certo nível de integridade de núcleo. No entanto, alguns fabricantes podem querer melhorar a integridade de núcleo. Nesse caso, é possível utilizar um adesivo para reforço adicional.

  • 70% de SAP para 30% de polpa

Quando é utilizada a proporção de 70% de SAP para 30%, os desafios se tornam ainda mais complexos. A transferência do núcleo do tambor para a backsheet é realizada com facilidade quando são utilizados 50% de SAP. Mas, com 70% de SAP, é necessário usar um revestimento do núcleo para evitar a perda de pó de SAP devido à velocidade do tambor e à aceleração da linha. A Bostik notou que um núcleo com proporção 70/30 e nenhum adesivo seria reprovado imediatamente no nosso teste de fissuração do núcleo condicionado porque o pó de SAP começa a se acumular no fundo do núcleo assim que é agitado. Um adesivo de núcleo é a chave para a imobilização e o desempenho do SAP quando utilizada essa proporção.

  • 80% de SAP para 20% de polpa

Mudar para uma proporção de 80% de SAP para 20% de polpa é uma etapa técnica difícil. A pesquisa e os testes da Bostik mostram que um adesivo de núcleo é chave para um produto. Então, para atingir a integridade de núcleo e alcançar qualquer nível de desempenho, usar o adesivo certo para o desenho específico do núcleo é essencial. Trabalhar com um especialista em núcleo pode fazer com que o sucesso seja atingido de forma mais rápida e fácil.

Sistema do núcleo: uma variedade de componentes intrincados de artigos de higiene descartável que funcionam juntos para evitar vazamento e ajudar a manter a pele do usuário seca. Isto inclui o núcleo absorvente, a folha superior e a camada de distribuição de absorção. O núcleo com desempenho máximo também deve ser apoiado por um sistema bem combinado de elasticidade e adesivos elásticos para manter sua forma, mesmo quando molhado.

Revestimento do núcleo: uma camada que fornece contenção para a polpa e o SAP para facilitar o processo de fabricação (e evitar contaminação de fibra ou pó) e/ou melhorar o desempenho e estabilizar a matriz do núcleo. Normalmente, dois tipos de revestimentos do núcleo são usados:

  1. Revestimentos de nãotecido, que proporcionam absorção mais rápida, mas não reduzem o risco de vazamento por fissuração do núcleo
  2. Revestimentos de tissue, que têm absorção mais lenta, mas são conhecidos por ajudar usuários ativos a permanecerem mais secos com menos retorno de fluidos, são mais resilientes à fissuração do núcleo

Há opções para eliminar completamente o revestimentos do núcleo a fim de reduzir o peso ou o custo. Isso faz com que a escolha do adesivo certo seja fundamental para a integridade de núcleo, estabilizando a matriz do núcleo e evitando o deslocamento do núcleo.

Polpa: fibras de celulose usadas como a matriz do núcleo. Com frequência, é misturada com SAP. A polpa garante rápida absorção de líquidos, além da drenagem de líquidos através de forças capilares. Colabora com a integridade de núcleo, prevenindo fissuração e rcaida do núcleo.

Núcleo sem polpa: desenhos de núcleo absorvente em que as fibras de polpa foram completamente removidas. Nesse caso, os novos designs precisam encontrar soluções para desempenhar a função da polpa, ou seja, absorver o líquido instantaneamente, garantir a drenagem e criar uma matriz do núcleo. O adesivo tem sido considerado essencial para manter o pó do SAP no lugar em alguns designs. Outros designs têm substituído a matriz do polpa por uma matriz do núcleo de nãotecido.

Descarga de Fluidos: a secreção de fluidos corporais, como urina ou sangue.

Vazamento: ocorre quando o fluido corporal (ou fezes líquidas) vaza pelo artigo absorvente, normalmente pelas pernas ou nas costas, o que estiver mais próximo do ponto de impacto. Portanto, a maioria dos artigos absorventes é desenhada com um sistema que contém o líquido ou cria uma barreira que evita que os fluidos corporais atinjam a roupa íntima do usuário. Por exemplo, um design de núcleo que absorve líquido rapidamente, distribui-o com uniformidade e mantém o líquido contido sem que haja retorno de fluidos para o usuário é fundamental para proteger contra vazamentos e colaborar para a boa saúde da pele. Um design de barreiras das pernas que seja hidrofóbico o suficiente e se adapte perfeitamente às pernas do usuário oferece proteção contra vazamentos.

Barreiras das pernas: camadas hidrofóbicas elásticas que complementam os elásticos das pernas para se adaptarem ao redor das pernas do usuário e evitar vazamento. Embora normalmente não sejam considerados parte do sistema do núcleo, as barreiras das pernas atuam de modo a permitir tempo de absorção da matriz do núcleo. Isso é especialmente importante quando se trata de canalizar qualquer líquido que possa ser distribuído fora do centro e redirecioná-lo para a área do núcleo para absorção.

Controle de odores: a ação de atenuar, eliminar e/ou mascarar o odor gerado por fluidos corporais logo após o soltá-los ou depois de algum tempo. Alguns fabricantes estão explorando opções como a utilização de carvão ativado e elementos naturais para controlar o odor do produto durante o uso, às vezes até mesmo antes do uso. Os materiais usados na matriz do núcleo também desempenham um papel vital na melhoria do controle de odor após o impacto. A polpa quimicamente modificada e o SAP poderão ajudar a reduzir os níveis de pH e a neutralizar a amônia gerada depois que a urina fizer contato com as bactérias da pele.

Retorno de fluidos: geralmente medido em gramas, é a quantidade de líquido que volta do núcleo absorvente através da camada de distribuição de absorção e da folha superior para molhar a pele sob pressão. Os designs de núcleo devem permitir um retorno de fluidos mínimo após a descarga inicial para evitar que o usuário tenha uma sensação desconfortável de pele úmida constante e para proteger contra erupções e feridas.

Polímero superabsorvente (superabsorbent polymer, SAP): um polímero geralmente sintético, em sua maioria em forma de pó, que tem a capacidade notável de reter grandes volumes de fluido em relação ao peso, mesmo sob pressão. O SAP, por si só, absorve o líquido relativamente devagar e tem propriedades de drenagem muito limitadas. Para aumentar as taxas de absorção em para produzir os núcleos de higiene descartável com os quais o mercado está mais familiarizado atualmente.

Folha superior: esta camada do sistema do núcleo faz contato direto com a pele do usuário e direciona o líquido rapidamente para o núcleo absorvente depois. Os aditivos que promovem a saúde da pele, como loção ou aloe, às vezes são incluídos na folha superior. O adesivo é aplicado sob a folha superior para ajudar a prevenir o deslocamento do núcleo que poderia comprometer a absorção e a integridade de núcleo. A folha superior também desempenha um papel ao prevenir o retorno do líquido para molhar a pele, reduzindo, assim, o risco de retorno de fluidos.

Indicador de umidade: um adesivo funcional e um recurso comum em muitas fraldas descartáveis. Quando o indicador de umidade entra em contato com o líquido após o impacto, ele indica visualmente que a almofada da fralda está molhada e que o produto precisa ser trocado.

Saiba mais sobre nossos Adesivos de Higiene Descartáveise

Higiene Descartável

Saber mais
Main-Images-Overview-border.png
Main-Images-Overview-border.png

Necessidades do núcleo em produtos de higiene descartáveis

Saber mais
CORE-Core-Needs-in-Disposal-Hygiene.png
CORE-Core-Needs-in-Disposal-Hygiene.png

Terminologia inteligente relacionada a núcleo em higiene descartável

Saber mais
CORE_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png
CORE_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png

Fazer mais com menos: Função do adesivo no núcleo

Saber mais
CORE-Doing-More-with-Less-Adhesives-Role-in-Core.png
CORE-Doing-More-with-Less-Adhesives-Role-in-Core.png

Fundamentos do adesivo do sistema de núcleo: O conhecimento mais sólido começa aqui

Saber mais
CORE_Core-System-Adhesive-Basics-A-Better-Understanding-Starts-Here.png
CORE_Core-System-Adhesive-Basics-A-Better-Understanding-Starts-Here.png

A evolução dos projetos do núcleo

Saber mais
CORE_The-Evolution-of-Core-Designs.png
CORE_The-Evolution-of-Core-Designs.png

Otimizando designs tradicionais e novos de núcleo para incontinência em adultos

Saber mais
CORE_Adult-Incontinence-Cores-Traditional-and-New-Designs.png
CORE_Adult-Incontinence-Cores-Traditional-and-New-Designs.png