Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

Embora há muito tempo a proteção contra vazamentos e o bem-estar da pele sejam as principais prioridades para os produtores de produtos de higiene descartáveis, a maciez está se tornando cada vez mais importante. Por meio de avanços em materiais e processos de fabricação, os nãotecidos podem ajudar a obter maior maciez e acolchoamento em muitos dos principais componentes da fralda, especialmente nas clothlike backsheets.

Um clothlike backsheet é um laminado de filme de PE (backsheet) e material nãotecido, e o nãotecido externo não é o único componente que contribui para a maciez. A composição do filme e o processo de fabricação, assim como o processo de laminação utilizado, também têm impacto sobre a maciez e contribuem para melhorá-la.

Hoje existem dois tipos de películas normalmente usadas para o backsheet:

  1. Os filmes soprados (blown films), comuns em fraldas produzidas nos Estados Unidos
  2. Filmes extrudados (cast films), que são amplamente utilizadas em fraldas produzidas na Europa

Saber mais sobre filmes soprados e extrudados

A produção de filmes soprados envolve um etapa espetacular, na qual a película polimérica é soprada para se transformar em uma bolha gigante. Esta etapa requer alta resistência à fusão, alta viscosidade no fundido e, portanto, baixo índice de fluidez do polietileno com alto peso molecular. O resfriamento é lento neste processo, resultando em cristais grandes. Como consequência, embora a película acabada seja mais resistente ao toque, mais rígida e emita ruídos, ela oferece boa resistência ao rasgo, resistência à perfuração, resistência ao calor e boa resistência em ambas as direções.

Por outro lado, o filme extrudado requer uma fusão de viscosidade de média a baixa e envolve um resfriamento rápido em um cilindro de resfriamento, proporcionando uma estrutura de película com cristais mais pequenos (amorfos). Também tem maior transparência, é mais macia e mais silenciosa. No entanto, é importante notar que o filme extrudado também é menos resistente a rasgos e perfurações, apresenta uma resistência geral mais baixa e, mais importante, uma resistência à tração transversal muito baixa.

Tanto nos processos soprados quanto nos fundidos, geralmente as películas recebem micro ou macro-relevo para ajudar a:

  • Aumentar a maciez
  • Reduzir a emissão de ruídos
  • Aumentar a espessura aparente
  • Aumentar a área de superfície
  • Aumentar a elasticidade
  • Modificar o coeficiente de atrito
  • Melhorar a adesividade

A aplicação do relevo (embossing) em filmes soprados pode ocorrer diretamente na linha ou depois, em uma unidade separada. A aplicação do relevo (embossing) em filmes extrudados é feita diretamente no cilindro de resfriamento.

 

Respirabilidade e maciez

A respirabilidade do backsheet é um fator importante para o aumento do conforto para o usuário de fraldas descartáveis. Ela aumenta a maciez do filme.

Um filme respirável é produzido utilizando-se uma película de polietileno que contém uma carga mineral (como o carbonato de cálcio – CaCO3 – normalmente com um teor de 50%), primeiro fazendo a extrusão do material e depois estirando-o. O processo de estiramento remove as cadeias poliméricas da superfície das partículas de CaCO3 para produzir microporos na seção transversal do filme. Com o efeito de estiramento e o restante de CaCO3 na superfície, o filme tem um toque mais macio.

 

Métodos de união (bonding)

Existem vários métodos de união que podem ser usados para produzir um clothlike backsheet, incluindo:

  • Revestimento por extrusão (extrusion coating): O polietileno fundido é aplicado diretamente no nãotecido e prensado entre dois cilindros. Isso faz com que o polietileno penetre profundamente nas fibras de nãotecido. O resultado é um laminado econômico com boa resistência, mas relativamente rígido. Uma característica típica também é a menor resistência a rasgos e um farfalhar (ruído "de fricção de um filme polimérico), além de ser sensível a perfurações
  • União por Calor ou Thermobonding: O filme e o nãotecido são pré-aquecidos a uma temperatura pouco abaixo de seu ponto de fusão e depois são combinados e prensados entre cilindros de pressão. Existe alguma penetração de polietileno nas fibras dos nãotecidos. Este método de união proporciona boa resistência e é econômico, mas também é relativamente rígido e barulhento, mas em menor extensão do que o material revestido por extrusão.
  • Laminação: O primeiro substrato é revestido com adesivo fundido a quente (hotmelt) derretido um pouco antes de ser combinado com o segundo substrato entre os cilindros de pressão. Neste caso, o laminado está assumindo as melhores propriedades de ambos os substratos, em vez de ser "fundido" em um único material, como foi observado nos dois processos acima. Como consequência, há uma melhora na maciez e no ruído e a resistência mecânica e resistência geral são boas. Também é possível fazer a união por zonas. No lado de baixo, pode acontecer infiltração quando o processo não é controlado.

Como os adesivos ajudam na maciez

Já foi dito repetidamente que os adesivos são importantes para o desempenho do produto, mas nem todos os adesivos são criados da mesma forma. Os fabricantes que buscam obter maior maciez precisam usar um adesivo que una com sucesso materiais macios atuais e futuros sem afetar negativamente a maciez (sensação e enrugamento) ou prejudicar a aparência visual dos materiais usados.

Na realidade, é possível observar que os adesivos corretos podem oferecer benefícios adicionais em termos de maciez quando comparados a outras técnicas de colagem. Isso torna fundamental a parceria com um especialista em adesivos inteligentes para a realização de suas metas de maciez.


Quero saber mais sobre como melhorar a maciez com adesivos.

SOLICITAR MAIS INFORMAÇÕES

Saiba mais sobre nossos Adesivos de Higiene Descartáveise

Alcançando a maciez com soluções adesivas inteligentes

Saber mais
SOFTNESS_Achieving-Softness-With-Smart-Adhesive-Solutions.png
SOFTNESS_Achieving-Softness-With-Smart-Adhesive-Solutions.png

Terminologia inteligente para maciez em higiênicos descartáveis

Saber mais
SOFTNESS_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png
SOFTNESS_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png

Backsheet (ou filmes de PE): Contribuição para a maciez geral

Saber mais
SOFTNESS_Backsheet-Films-Contributing-to-Overall-Softness.png
SOFTNESS_Backsheet-Films-Contributing-to-Overall-Softness.png

Conforto e qualidade com não tecidos macios

Saber mais
SOFTNESS_Comfort-and-Quality-With-Soft-Nonwovens.png
SOFTNESS_Comfort-and-Quality-With-Soft-Nonwovens.png

Processos para alcançar maior maciez

Saber mais
SOFTNESS_Process-for-Achieving-Greater-Softness.png
SOFTNESS_Process-for-Achieving-Greater-Softness.png