Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

O odor de um produto de higiene descartável desempenha um papel importante para a satisfação do consumidor. Embora conhecer como os seres humanos sentem odor possa ajudar os fabricantes a dar o primeiro passo para tratar esse assunto, não existe um método padronizado e reconhecido pela indústria para testes de odores. Os especialistas em odores da Bostik acreditam que a melhor abordagem para identificar e eliminar o odor do produto é utilizar duas metodologias de teste juntas:

 

1. Técnicas analíticas

Em geral, o impacto químico de um odor é determinado por métodos analisados, como a cromatografia gasosa associada a um receptor ou detector. Estas técnicas possibilitam a separação e identificação de moléculas e também podem ser somadas a painéis sensoriais para associar diretamente uma molécula ao seu odor. As técnicas analíticas apresentam algumas limitações. Nem todas as moléculas detectadas têm um odor. Da mesma forma, nem todos os compostos que geram odor podem ser detectados por técnicas analíticas.

 

2. Painéis sensoriais

Os especialistas em odor podem medir o odor exalado por um produto por meio de painéis sensoriais. Um painel sensorial é composto por um grupo de indivíduos treinados que avaliam o odor de maneira padronizada para fornecer informações sobre intensidade, descrição e se gostam ou não gostam. É necessário ter um controle como elemento de calibração.

 

Ao medir odores por meio de painéis sensoriais humanos, os especialistas em odor tradicionalmente decompõem a percepção do odor ao longo de três eixos:

  1. Natureza ou as características do odor, que é uma descrição objetiva
  2. Tom hedonista, que é uma medida subjetiva do prazer ou do desagrado proporcionado por um odor
  3. Intensidade percebida de um odor

Os painéis sensoriais não estão livres de seus próprios desafios. Alguns dos principais desafios incluem:

Para superar esses desafios, um painel sensorial deve passar por um treinamento intenso para garantir que os resultados do painel não sejam baseados em preferências pessoais.

 

A abordagem de combinação

Para poder reduzir ou eliminar um odor, temos que capturar exatamente de onde vem o odor do produto, quando ele é evidente, para quem é evidente e a sua causa. A combinação de um painel sensorial e técnicas analíticas dá aos pesquisadores a melhor chance para determinar exatamente qual molécula (ou combinação de moléculas) representam a origem do odor do produto.

 

Superando os desafios de caracterizar odores

A Bostik desenvolveu nossa representação 3D exclusiva, conhecida como a esfera de odor, que reúne 45 das moléculas mais recorrentes encontradas no setor de produtos de higiene descartáveis e agrupou-as em nove classes dominantes.

Como as pessoas percebem os odores de forma diferente com base em características genéticas, preferências pessoais e influências regionais ou culturais, a esfera de odor da Bostik é eficaz em oferecer aos nossos especialistas cuidadosamente treinados uma linguagem comum a respeito das moléculas encontradas em materiais ou produtos. Isso também lhes permite visualizar o espaço entre as moléculas e como eles interagem. Além disso, nossa esfera de odor é uma ferramenta útil que utilizamos com nossos clientes para melhorar os aspectos relacionados a odor por meio da detecção de odores e identificação de sua origem.

Devido à complexidade dos testes para identificar os odores dos produtos, o melhor a fazer é aproveitar o conhecimento dos especialistas em odor, como os que trabalham para a Bostik, para identificar a origem e trabalhar em conjunto no sentido de investigar as soluções possíveis.

Saiba mais sobre nossos Adesivos de Higiene Descartáveise

O poder do odor

Saber mais
ODOUR-The-Power-of-Odour-in-Disposable-Hygiene.png
ODOUR-The-Power-of-Odour-in-Disposable-Hygiene.png

A referência INTELIGENTE da Bostik para odor em artigos de higiene descartáveis

Saber mais
ODOUR_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png
ODOUR_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png

Uma linguagem comum para descrever o odor

Saber mais
ODOUR_A-Common-Language-for-Classifying-Odor.png
ODOUR_A-Common-Language-for-Classifying-Odor.png

Identificando uma fonte de odor por meio do teste

Saber mais
ODOUR-Pinpointing-an-Odour-Source-Through-Testing.png
ODOUR-Pinpointing-an-Odour-Source-Through-Testing.png

De onde vem o odor?

Saber mais
ODOUR_Where-Does-Odour-Come-From-.png
ODOUR_Where-Does-Odour-Come-From-.png