Compreendendo O Risco De Substâncias De Interesse Em Produtos De Higiene Descartáveis
A indústria de higiene descartável está adotando medidas para elaborar uma resposta unificada em relação a Substâncias de interesse (Substances of Interest SOIs). A iniciativa visa a responder às perguntas de consumidores, governos, mídia e outras organizações sobre o que os produtos absorventes contêm e por quê. Isso pode incluir perguntas sobre adesivos usados na produção de artigos para:
Como sabemos que os adesivos são seguros?
Várias agências governamentais elaboraram diretrizes para proteger a saúde pública. Por exemplo, a ECHA (Agência Europeia de Produtos Químicos) criou um conjunto de regulamentações conhecidas como REACh (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos). Segundo o REACh, os fabricantes ou importadores de produtos químicos precisam registrar os produtos químicos usados para produzir seus polímeros. Usuários finais, como fornecedores de adesivos de higiene descartável e fabricantes de produtos finais que usam produtos químicos, também devem identificar e gerenciar os riscos.
Para gerenciar riscos adequadamente, é necessário definir com clareza três termos importantes: presença, exposição e risco. Três pontos-chave a serem lembrados ao considerar SOIs são:
- Presença: indica que uma SOI é detectada dentro de uma amostra.
- Exposição: indica que pode haver contato de uma SOI com o usuário.
- Risco: indica a chance de efeitos negativos causados pela SOI.
Avaliação de risco explicada
Os cientistas e os fabricantes de higiene descartáveis podem usar uma série de táticas para determinar o risco real em relação às SOIs. Essas etapas devem ser concluídas em ordem e através de métodos científicos reconhecidos.
Primeiro, a presença e o nível da substância são determinados usando testes precisos e específicos. Há muitas maneiras de determinar a presença. Alguns métodos são bastante agressivos e estão muito longe de representar como o produto está realmente sendo usado pelos consumidores. Um exemplo disso é submergir um produto em solventes para determinar a presença da SOI. Portanto, o alinhamento quanto ao método de teste da presença da substância é fundamental.
Assim que um teste padrão é escolhido, é necessário compreender o grau de precisão do teste. Isso é especialmente verdadeiro nas baixas concentrações frequentemente associadas com as SOIs, que poderão ser indicadas em partes por bilhão (ppb). Para fins de contextualização, 2,4 ppb é a concentração de um único cubo de açúcar dissolvido em uma piscina olímpica.
Então, o produto, assim como seu uso e manuseio, são avaliados para determinar se o usuário seria exposto à substância e em que nível. Aqui, novamente, há muitas abordagens que podem ser usadas para determinar a exposição. O alinhamento quanto aos métodos de teste é fundamental.
Todas essas informações, além da compreensão sobre a própria substância, ajudam a avaliar o nível de risco devido à substância.
Por exemplo:
- Uma substância poderá estar presente em níveis vestigiais, mas poderá não entrar em contato com a pele do usuário. Caso estivesse presente, o risco de exposição seria insignificante.
Em outra situação:
- A substância poderá entrar em contato com a pele do usuário, mas o tempo de contato e as concentrações poderiam ser tão pequenos que talvez não representassem um risco para o usuário.
Produtos de higiene descartáveis, saúde e segurança
A avaliação de risco permite que governos e órgãos regulatórios, bem como a indústria de higiene descartável, determinem qual nível de presença e exposição constitui um risco, e sob quais condições. Isso poderá ser feito comparando-se os resultados de muitos estudos relacionados à saúde e outros dados já existentes.
A definição e o alinhamento quanto aos métodos de teste apropriados é importante para estabelecer diretrizes de segurança. É importante que métodos consistentes sejam usados para testes para garantir que os resultados sejam comparáveis entre si e com os padrões.
Um esforço está sendo feito para ajudar os consumidores a compreender que presença ≠ exposição e exposição ≠ risco, e para demonstrar o uso seguro de certas SOIs. Isso poderá ajudar a indústria a orientar as discussões em um sentido produtivo e mais informado.
Continuar lendo
Saiba mais sobre SOIs ao solicitar uma cópia do nosso informe sobre Substâncias de interesse em higiene descartável.