Our main brands

Bostik Worldwide

Bostik around the world

top

Ausência de risco: Indica que a substância de interesse (substance of interest, SOI) não representa nenhum risco. É possível que uma substância ainda esteja presente. Isso pode ocorrer porque a SOI está presente em um nível seguro ou é usada de tal forma que não haja exposição ao consumidor.

Ausência de substância: Indica que a substância de interesse (substance of interest, SOI) não está presente. De um ponto de vista científico, é mais preciso afirmar que uma SOI não é detectada ou que sua concentração está abaixo do limite de detecção.

Haletos orgânicos adsorbíveis (Adsorbable Organic Halides, AOX ou AOH): Também chamados halógenos orgânicos adsorbíveis. O método de detecção padrão mede cloro, bromo e iodo como halógenos equivalentes, mas não mede os níveis de flúor na amostra.

AHPs: Acrônimo para Absorbent Hygiene Products (Produtos de Higiene Absorvente), que inclui fraldas, fraldas-calça e absorventes usados em cuidados com bebês, incontinência adulta e cuidados femininos.

Alquilfenóis: Uma família de compostos orgânicos comumente usados como detergentes e aditivos de combustível. Os alquilfenóis também são usados na fabricação de elastômeros.

Anexo XIV: Uma lista de substâncias sujeitas a autorização de acordo com a regulamentação REACh da União Europeia. É atualizada frequentemente com base nas recomendações da ECHA - European Chemical Agency (Agência Europeia de Produtos Químicos).

Antimônio: Um elemento semimetálico que aparece independente ou em uma variedade de minérios.

Bisfenol A: Frequentemente chamado BPA, o bisfenol A é um produto químico industrial usado para produzir certos plásticos e resinas. O BPA foi o assunto de muitas notícias de grande destaque com relação ao seu uso em mamadeiras de bebês e outros produtos de consumo.

Blauer Engel: Selo ecológico do governo federal da Alemanha desde 1978. O Blauer Engel (Blue Angel) estabelece padrões elevados para o desenho e os serviços de produtos ecologicamente corretos.

Produtos químicos preocupantes (Chemicals of Concern, COC): Lista de produtos químicos que acarretaram preocupações públicas.

Pegada química: Uma medida das ações que uma empresa adota para avançar o desenvolvimento e o uso de produtos químicos mais seguros em produtos e nas cadeias de suprimentos.

Quimiofobia: Medo de produtos químicos, especialmente aqueles com nomes difíceis de pronunciar ou entender. Relatórios vinculam a exposição a um perigo para a saúde pública ou o meio ambiente ao aumento da quimiofobia.

Cloro: Produto químico usado como agente branqueador. O branqueamento por cloro pode criar dioxinas, que também são uma substância de interesse (substance of interest, SOI). O branqueamento de celulose usado em produtos de higiene absorvente agora é livre de cloro (TCF ou ECF).

Composição: Lista do que está presente em um produto, semelhante a uma lista de ingredientes nas embalagens dos alimentos. No entanto, diferente dos alimentos em que todos os itens listados na composição são realmente ingeridos, o consumidor não é necessariamente exposto a todas as substâncias listadas na composição do produto.

Detectado: Lista do que está presente em um produto, semelhante a uma lista de ingredientes nas embalagens dos alimentos. No entanto, diferente dos alimentos em que todos os itens listados na composição são realmente ingeridos, o consumidor não é necessariamente exposto a todas as substâncias listadas na composição do produto.

Dioxinas: Classe de compostos orgânicos, que podem ser formados como um subproduto da combustão ou branqueamento por cloro.

Agência Europeia de Produtos Químicos (European Chemicals Agency, ECHA): A força-motriz entre as autoridades reguladora na implementação da legislação de produtos químicos da União Europeia.

Agência Europeia de Produtos Químicos (European Chemicals Agency, ECHA): A força-motriz entre as autoridades reguladora na implementação da legislação de produtos químicos da União Europeia.

Rótulo ecológico: Certificação que identifica produtos ou serviços como ecologicamente corretos. Isso normalmente inclui testes e avaliação dos produtos e da sua cadeia de suprimentos. Muitos produtos de higiene descartáveis na Europa ganharam rótulos ecológicos ou estão em vias de obtê-lo.

Associação Europeia de Materiais Descartáveis e Não Tecidos (European Disposables and Nonwovens Association, EDANA): Organização comercial que inclui fabricantes de artigos de higiene descartáveis e outros produtos relacionados. A Bostik é membro da EDANA e da força-tarefa da EDANA relacionada a SOIs.
A EDANA está trabalhando para identificar substâncias de interesse (substances of interest, SOIs), e para educar as pessoas na indústria de higiene descartável e além. A força-tarefa está compilando uma lista de SOIs, identificando limites seguros e estabelecendo padrões de testes.

Sem cloro elementar (Elemental chlorine free, ECF): Indica que um produto é livre de cloro elementar. (Ainda poderá incluir cloro em outras formas.) O ECF pode se referir especificamente ao branqueamento com dióxido de cloro ou a outros agentes branqueadores que impedem a formação de certas SOIs.

Etanol: Tipo específico de álcool, mais comumente encontrado em bebidas alcoólicas.

Avaliação de risco baseada na exposição: Examina como, onde, quanto e duração de exposição a substâncias para determinar quanto risco existe.

Formaldeído: Gás incolor que ocorre naturalmente, com um cheiro muito forte. É usado principalmente em produtos de madeira prensada. O formaldeído é considerado como composto orgânico volátil (volatile organic compound, VOC).

Furanos: Classe de compostos orgânicos. Os furanos são frequentemente liberados no processo de branqueamento por cloro.

Glifosato: Herbicida aplicado para matar plantas e gramíneas. Recentemente, a agência francesa de saúde Anses detectou o glifosato em algumas fraldas descartáveis.

Group’Hygiène: Associação comercial profissional francesa dos fabricantes de produtos de uso único para higiene, saúde e limpeza.

Metais pesados: Qualquer um dos vários elementos metálicos que tem alta densidade. Incluem mercúrio, cádmio, arsênico e outros. Os metais pesados são nocivos, mesmo em baixas concentrações.

Herbicidas: Produtos químicos usados para matar plantas indesejadas. Os herbicidas contêm uma variedade de produtos químicos que podem ou não ser nocivos para os seres humanos e animais.

Látex: Quimicamente, é um polímero disponível como uma dispersão em água. No contexto de Produtos de Higiene Absorvente, o látex comumente se refere ao látex de borracha natural, uma borracha de ocorrência natural coletada ao perfurar seringueiras. Pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas.

Chumbo: Metal pesado encontrado em muitas fontes naturais. O chumbo já foi comum em muitos produtos, incluindo gasolina, tinta e corantes.

Mercúrio: Metal pesado Também chamado quicksilver, o mercúrio é o único elemento metálico que é líquido em temperatura ambiente. Já foi usado em muitos corantes.

Organização não governamental (Non-Governmental Organization, ONG): Organização sem fins lucrativos que atua independente de qualquer governo e, muitas vezes, aborda questões sociais ou políticas.

Cisne nórdico: Rótulo ecológico oficial dos países nórdicos, o cisne nórdico estabelece normas estritas para bens e serviços que são premiados com seu selo de aprovação.

Compostos de organotina: Classe de compostos orgânicos que incluem estanho. As organotinas são frequentemente usadas como agentes antibacterianos e antifúngicos.

Parabenos: Classe de compostos orgânicos relacionados. Comumente usados como conservantes, os parabenos ajudam a prevenir o crescimento de fungos, bactérias e outros micróbios potencialmente perigosos.

Pesticida: Produto químico usado para destruir insetos indesejados e outros organismos nocivos. Os pesticidas contêm produtos químicos que podem ou não ser nocivos aos seres humanos e animais.

Ftalatos: Grupo de produtos químicos frequentemente usados para amaciar e aumentar a flexibilidade dos polímeros.

Hidrocarbonetos poliaromáticos (Polyaromatic hydrocarbon, PAH): Também chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, esta classe de produtos químicos ocorre naturalmente em carvão, petróleo, óleo cru e outros recursos orgânicos. Eles também podem ser produzidos quando compostos orgânicos são queimados.

Cloreto de polivinila (Polyaromatic hydrocarbon, PVC): Polímero de cloreto de vinila. O PVC é um composto versátil, frequentemente usado graças às suas qualidades termoplásticas.

Erupção cutânea: Mudança não saudável na pele que afeta sua cor, aparência e/ou textura.

Regulamentação, autorização de avaliação e restrição de produtos químicos (Regulation, Evaluation Authorisation and restriction of Chemicals, REACh): Regulamentação da União Europeia (UE) adotada para proteger melhor a saúde humana e o meio ambiente dos riscos que podem ser apresentados por produtos químicos, ao mesmo tempo em que melhora a competitividade da indústria de produtos químicos da UE. Também promove métodos alternativos para a avaliação de riscos de substâncias para reduzir o número de testes em animais.

Listas de substâncias restritas (Restricted Substance Lists, RSLs): Lista de substâncias que a ECHA decidiu restringir (seja limite ou proibição) para fabricação, importação ou uso. Condições específicas, como rotulagem ou medidas técnicas, podem ser impostas.

Seguro: Com relação a substâncias de interesse (substances of interest, SOIs), “seguro” geralmente significa que há pouco ou nenhum risco quando usado de acordo com as instruções.

Substância de preocupação muito alta (Substance of Very High Concern, SVHCs): Substâncias que podem ter sérios efeitos sobre a saúde humana e o meio ambiente. A ECHA atualiza regularmente uma lista de SVHCs, considerada para autorização na REACh. Quando uma substância é listada como SVHC, ela deve ser informada na composição de um produto, se estiver presente em concentrações acima de 0,1%.

Substância: Geralmente, algo constituído por um único elemento ou molécula.

Substância de interesse (Substance of Interest, SOI): Qualquer elemento ou produto químico de interesse para aqueles que desejam saber sobre seus efeitos sobre a saúde humana e/ou o meio ambiente.

Talco: Mineral de argila usado em pó de talco e em outros produtos cosméticos há décadas. Embora não seja literalmente uma substância, foi considerado uma SOI por algumas pessoas.

Totalmente sem cloro (Totally chlorine free, TCF): Ausência completa de cloro (de qualquer forma) em materiais e produtos.

Tóxico: Venenoso ou nocivo ao meio ambiente ou à saúde humana se inalado, ingerido ou absorvido pela pele.

Quantidades vestigiais: Concentração muito baixa de um produto químico ou elemento. As quantidades vestigiais podem ou não ser detectáveis, dependendo da sensibilidade do teste.

Valores de referência toxicológica (Toxicological Reference Values, TRV): Lista de limites de risco para uma variedade de substâncias químicas. Também conhecido pelo seu acrônimo francês, VTR (Valeurs Toxicologiques de Référence).

Compostos orgânicos voláteis (Volatile organic compounds, VOCs): Compostos orgânicos que são voláteis, o que significa que eles facilmente liberam vapores ou gás. Os VOCs são frequentemente usados em perfumes com o objetivo de exalar o aroma.

Valeurs Toxicologiques de Référence (VTR): Consulte Valores de referência toxicológica (Toxicological Reference Values, TRV)

Saiba mais sobre nossos Adesivos de Higiene Descartáveise

Compreendendo substâncias de interesse em higiene descartável

Saber mais
SOI_Understanding-What-They-Are-and-Their-Impact-on-Disposable-Hygiene.png
SOI_Understanding-What-They-Are-and-Their-Impact-on-Disposable-Hygiene.png

Terminologia inteligente para substâncias de interesse (SOIs) em higiene descartável

Saber mais
SOI_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png
SOI_A-Glossary-of-Important-Terms-to-Expand-Your-Understanding.png

Compreendendo o risco de substâncias de interesse em produtos de higiene descartáveis

Saber mais
SOI_Presence-Exposure-Exposure-Risk.png
SOI_Presence-Exposure-Exposure-Risk.png

O impacto ambiental dos adesivos usados na higiene descartável hoje e amanhã

Saber mais
SOI_The-Environmental-Impact-of-Disposable-Hygiene-Adhesives-Today-and-Tomorrow.png
SOI_The-Environmental-Impact-of-Disposable-Hygiene-Adhesives-Today-and-Tomorrow.png

Coisas que você deve saber sobre adesivos e fraldas para bebês

Saber mais
SOI_Things-You-Should-Know-About-Baby-Diapers-and-Adhesives.png
SOI_Things-You-Should-Know-About-Baby-Diapers-and-Adhesives.png

Adesivos hot melt em produtos de higiene descartáveis (e outros produtos diários)

Saber mais
SOI_Hot-Melt-Adhesives-in-Dispoable-Hygiene-and-Other-Every-Day-Products.png
SOI_Hot-Melt-Adhesives-in-Dispoable-Hygiene-and-Other-Every-Day-Products.png

Um cronograma de eventos para o setor de higiene descartável

Saber mais
SOI_Timeline-of-Events-for-the-Disposable-Hygiene-Industry.png
SOI_Timeline-of-Events-for-the-Disposable-Hygiene-Industry.png

Adesivos em produtos de higiene descartáveis: o que está sendo usado e por quê

Saber mais
SOI_Adhesives-in-Disposable-Hygiene-Products-Whats-Being-Used-and-Why.png
SOI_Adhesives-in-Disposable-Hygiene-Products-Whats-Being-Used-and-Why.png